A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou o resultado final do edital do Programa Municipal de Apoio a Startups – Startup Campos, no Diário Oficial do município desta sexta-feira (12). A relação dos 16 projetos contemplados, com concessão de 20 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico no valor de R$ 2.500 mensais, também está disponível no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (
AQUI).
Foram avaliados 103 submissões propostas ao todo. O investimento total é de R$ 1.110.000, de acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto. “O objetivo é fomentar a cultura inovadora e empreendedora no município de Campos dos Goytacazes, por meio da oferta de bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico, que estimulem a criação de empresas de base tecnológica, em programas de incubação na Tec Incubadora, em parceria com a Secretaria”, disse.
Segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, com foco em formar empreendedores capacitados e negócios inovadores, o Programa de Incubação se propõe em preparar os participantes para atuar no dinâmico mercado de base tecnológica, proporcionando as ferramentas e o conhecimento necessários para o crescimento sustentável e a competitividade no setor.
“A primeira fase já tinha nos surpreendido, quando mais de 100 startups queriam se instalar na nossa cidade. Isso já tinha sido uma vitória imensa dessa política pública. E tivemos muito cuidado em compor uma banca para avaliação dos projetos que tivessem colegas do CNPq, da Faperj, da Firjan e de vários ecossistemas ao redor do Brasil, de modo a fazer uma avaliação mais justa, técnica e correta possível. Nos surpreendeu muito também a qualidade dos projetos. Os que estão pré-selecionados têm nota acima de 9. Isso significa que muitas boas propostas ainda ficaram de fora, infelizmente, mesmo com o aumento do número de bolsas. É o nosso município pensando a nova matriz econômica para um futuro mais tecnológico, mais inovador”, declarou o subsecretário.
A gerente de Programas, Projetos e Parcerias da Seduct, Adriana Crespo, explicou que a data da cerimônia de boas-vindas será divulgada em breve. “Os selecionados ingressarão, nas próximas semanas, na TEC, uma incubadora de empresas de base tecnológica nascida em Campos há 18 anos, a partir da união de poder público, universidades e instituições regionais”, afirmou.
Suporte Técnico
Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias especializadas, além de treinamentos, workshops e oportunidades de networking. As atividades são estruturadas em torno de eixos essenciais para o sucesso de um negócio: Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia, visando a formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica.
O Programa também oferece consultorias nas áreas jurídica, contábil, de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), com o intuito de garantir que os participantes estejam preparados para enfrentar os desafios regulatórios e operacionais do mercado.
Confira os projetos contemplados:
- Comercialização e escalonamento do Gateway IoT Industrial para modernização de sistemas legados - Hiago Santos da Gama;
- Zé Empresta - Plataforma Digital de Crédito Consignado para Empresas Privadas - Amanda Barreto dos Santos;
- STEMWise: Conectando Professores à Educação do Futuro - Pedro Henrique dos Santos Petersen Machado;
- Robô Autônomo para Secagem Inteligente de Café: Otimização de Recursos, Eficiência e Qualidade na Pós-Colheita - Daniel Coelho Ferreira;
- Diagnóstico Espacial de Áreas Impactadas por Meio de Drone e Geoprocessamento - Lara de Carvalho Henrique;
- TD Growth - A máquina de crescimento para empresas B2B - Felipe Pereira Lobato Mendes;
- InDrone - Inspeção Inteligente de Edificações e Monitoramento Avançado de Obras - Jorge Gabriel Fernandes Genovez;
- Ka aViva - Tertuliano Gonçalves de Castro;
- Plataforma digital para controle de gado confinado com auxílio de drone e IA - Murilo Costa de Souza Capita;
- 3D Fibra Natural - Victor Paes Dias Gonçalves;
- COLPO SCANNER - Diagnóstico Inteligente do Câncer do Colo do Útero - Jessica Marins de Azevedo Rodrigues;
- CarbonLidar: Plataforma de Modelagem e Monitoramento de Estoque de Carbono com LiDAR para Restauração Ecológica - Leandro Jose da Silva;
- C3S HSE Solutions - Lázaro Enrico Martins de Menezes;
- Dispositivo de monitoramento para cercas elétricas rurais. (Choque Vivo) - Luis Flávio da Costa Terra;
- Neuropassos: Terapia acessível - Rosemeri Bortoluzzi;
- BIOHOP: Soluções em biotecnologia para desenvolvimento de bioinsumos e edição genética vegetal por CRISPR - Cassia Pereira Coelho Bucher.