Notícia no detalhe
Peti retira crianças do trabalho infantil e garante direitos
Em Campos, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) continua dando prosseguimento às atividades socioeducativas, articulando um conjunto de ações para a retirada de crianças e adolescentes, de seis a 15 anos, das práticas de trabalho infantil. O Peti atende mais de 1.810 crianças e adolescentes na cidade e oportuniza o acesso à escola, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização.
O programa possui 34 núcleos distribuídos em bairros e distritos do município, como em Morro do Coco, Conselheiro Josino, Goitacazes, entre outros, que recebem diariamente a visita de um instrutor de artes e ofícios. O Peti disponibiliza também um Centro Cultural, que funciona ao lado da Secretaria de Família e Assistência, como um espaço de fortalecimento de vínculos. Além de atividades lúdicas e recreativas, os alunos do Programa participam de aulas de judô, tae kwon do, bateria, violão, artes circense, arte em cerâmica, artes plásticas e visuais.
- Em 2008, o Ministério Público Federal desativou o Peti por irregularidades. Assim que a Prefeita Rosinha Garotinho assumiu a prefeitura, os núcleos começaram a ser reabertos. Retiramos crianças das lavouras de cana-de-açúcar, lavoura de mandioca, postos de combustíveis e outros locais. Fizemos um trabalho de inclusão dessas crianças e de outras também, devolvendo a elas o direito à liberdade que o trabalho infantil roubava”, salientou o coordenador do Peti, Ivanilson Fidélis.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil oferece, ainda, às crianças e adolescentes uma bolsa de R$ 25,00 do governo federal, uma complementação R$ 15,00 do govenno municipal e o benefício do Bolsa Escola. Os estudantes recebem também uma alimentação especial, programada por uma equipe de nutrição.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/03/2026 19:07:15 “Domingo em Família” com entrega de obras do novo Parque Ecológico
- 15/03/2026 10:35:17 “Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
- 15/03/2026 10:04:41 Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
- 15/03/2026 09:26:47 Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
“Domingo em Família” com entrega de obras do novo Parque Ecológico
1503 10h35“Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
1503 10h04Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
1503 09h26Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
1403 14h23Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















