Na próxima terça-feira (7), a fonoaudióloga e coordenadora da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ilma Alessandra de Lima Cabral, vai participar do V Diálogos Académicos Brasil-España: Direitos Humanos, Cidadania e Sustentabilidade, um evento científico na Espanha. Ela apresentará um artigo sobre o trabalho desenvolvido nas creches e escolas do município de Campos na área de fonoaudiologia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que integra e promove ações de saúde e educação na rede municipal de ensino.
O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de outubro na Faculdade de Direito da Universidade de Burgos. É um evento interdisciplinar organizado pelas Universidades de Burgos e Complutense de Madrid, com a participação da Universidade Federal de Roraima, e visa fortalecer a cooperação científica entre pesquisadores de ambos os países.
Ilma possui graduação em Fonoaudiologia, é mestre em Cognição e Linguagem, especialista em Audiologia. Atualmente é fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, coordenadora e professora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense (Uniflu); tem experiência, principalmente nos seguintes temas: audição, comunicação, aparelhos auditivos, avaliação auditiva, educação e processamento auditivo central e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O título do trabalho é "A Fonoaudiologia e as Políticas Públicas no Município de Campos dos Goytacazes: Promoção da Saúde na Educação". O evento faz parte do convênio de internacionalização firmado entre o Uniflu e as duas universidades na Espanha: Complutense e Burgos. Trata-se de uma jornada de compartilhamento de pesquisas em que professores do Uniflu, de outras universidades do Brasil e de universidades da Espanha enviam os trabalhos.
“Acredito que a integração entre saúde e educação é essencial para a melhoria da qualidade do ensino público. O papel da fonoaudiologia na escola vai muito além de identificar alterações: buscamos também promover ações coletivas de estimulação das habilidades preditoras da leitura e da escrita, fundamentais para uma alfabetização plena. Assim, acredito que contribuímos para prevenir dificuldades, favorecer a aprendizagem e ampliar as oportunidades de sucesso escolar para todos os alunos”, declarou Ilma.
Para ela, ações de saúde coletiva e da fonoaudiologia fortalecem as iniciativas educacionais e contribuem para redução das demandas por serviços públicos especializados na área da saúde.
ARTIGO
O estudo a ser apresentado discute a evolução das Políticas Públicas no município de Campos dos Goytacazes e as contribuições da fonoaudiologia, destacando seu papel crescente na promoção da saúde e bem-estar, especialmente no contexto educacional. Tem como objetivo apresentar as práticas transformadoras do espaço escolar como um ambiente propiciador para promoção de melhorias na qualidade das relações de ensino-aprendizagem. As políticas públicas têm integrado a fonoaudiologia como estratégia essencial para abordar dificuldades de aprendizagem e promover o desenvolvimento infantil saudável, conforme delineado pelo Ministério da Saúde (2018) e a Cartilha SUS.
No município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, as práticas fonoaudiológicas, junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) refletem a integração interinstitucional entre saúde e educação, focadas em saúde coletiva e fonoaudiologia educacional.
A constituição do SUS em 1988 e a Lei Orgânica da Saúde foram marcos para a expansão da fonoaudiologia na rede de assistência, ampliando seu alcance e impacto nas comunidades escolares. A colaboração com o Centro Universitário Fluminense fortalece as iniciativas educativas e clínicas, reduzindo a demanda por serviços clínicos especializados do SUS. Este estudo se justifica pela importância da educação para a saúde no ambiente escolar, conforme preconizado pela Carta de Ottawa (1986), destacando a participação ativa da comunidade escolar na promoção de hábitos saudáveis e desenvolvimento integral dos estudantes.