O subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, participou de reunião com a representante da International Telecommunication Union (UIT) — União Internacional de Telecomunicações, em português — Caroline Brandão (Programme Administrator - UIT Americas Regional Office), em cuja ocasião firmou parceria para oferecer formação em habilidades digitais aos profissionais da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu na última semana, em Brasília, na sede do UIT Americas, uma agência especializada das Nações Unidas para as tecnologias digitais, promovendo a inovação e a conectividade para um futuro melhor.
As capacitações acontecerão por meio dos Centros de Transformação Digital (CTDs) — Digital Transformation Center (DTCs) — em parceria com a Cisco Systems. A iniciativa da UIT procura reduzir o fosso digital, promovendo a inclusão digital e melhorando as perspectivas econômicas e de subsistência dos cidadãos através do uso da tecnologia.
A UIT coordena o uso global do espectro de radiofrequências e órbitas de satélites, estabelece normas tecnológicas internacionais e impulsiona a conectividade digital, garantindo que todos beneficiem da transformação digital sustentável. O Brasil é um Estado-Membro da UIT desde 1931 e participa ativamente na definição de padrões e na cooperação internacional para o desenvolvimento das telecomunicações globais.
O órgão foi criado em 1865 como União Internacional de Telégrafos e, em 1932, adotou seu nome atual para refletir suas responsabilidades expandidas sobre o rádio e o telefone. A sede da UIT está localizada em Genebra, Suíça.
Os CTDs, por sua vez, visam apoiar a transição para a economia digital, seja através do fortalecimento de competências digitais da população, da colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços digitais, ou da aplicação de tecnologia para resolver problemas sociais e econômicos. São focados em oferecer programas de formação para equipar os cidadãos, especialmente os de comunidades rurais ou em vulnerabilidades sociais, com as habilidades digitais necessárias para participar ativamente na economia digital.
“A primeira conversa que a gente teve por e-mail foi muito boa, muito positiva, e, agora, na visita que fiz, eles falaram que ainda não há nenhum CTD no Brasil. O único que existe nas Américas é em Santo Domingos, e há todo o interesse do escritório brasileiro em ter uma unidade em Campos, que seria a primeira do Brasil, via parceria entre a Prefeitura de Campos, UIT e a Cisco, uma gigante da tecnologia para fornecer cursos digitais, promovendo a digitalização da nossa comunidade. Eles já atuam muito na África, na Ásia e na Europa. Agora queremos trazer para Campos”, disse Henrique.
O próximo passo, segundo o subsecretário, será uma nova reunião com a equipe do escritório de Genebra, Suíça. “Agora, a gente vai cumprir todos os requisitos que nos foram apresentados para a efetivação da parceria. Ou seja, a etapa protocolar. Mas podemos dizer que, em breve, já será uma realidade, via Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia”, destacou. Segundo Henrique, as capacitações acontecerão por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). “A Efem é multiplicadora, ou seja, ela atua para formar formadores, multiplicando conhecimentos”, completou.
Cisco
A Cisco Systems é líder mundial em tecnologia, uma companhia transnacional estadunidense sediada em San José, Califórnia, com 47 mil empregados em todo o mundo, cuja atividade principal é o oferecimento de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de roteadores e switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.