Notícia no detalhe
Campos é pioneiro na assistência à saúde da população privada de liberdade
O "Movimento e Dignidade" vem obtendo resultados positivos, podendo ser expandido para outras unidades prisionais da cidade
O município de Campos deu mais um passo na assistência à saúde da população. O projeto “Movimento e Dignidade”, conduzido pela equipe do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece fisioterapia ao ar livre para idosos em privação de liberdade no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, visando melhorar a saúde física, mental e social. A iniciativa, pioneira em todo o estado, vem obtendo resultados positivos, podendo ser expandido para outras unidades prisionais da cidade.
A fisioterapeuta Angélica dos Santos Azeredo de Souza, responsável pelo projeto, explicou que a atividade é realizada duas vezes por semana, atendendo idosos 60+, com planos de expansão para a população a partir dos 55 anos. Ela destaca que, além de prevenir doenças osteomusculares, de equilíbrio, quadros depressivos e de ansiedade, as sessões de fisioterapia em ambiente externo podem trazer inúmeros benefícios, como a exposição solar e do movimento, e também, promover a socialização dentro do ambiente carcerário.
“O confinamento prolongado agrava essas condições, tornando essencial a implementação de ações de promoção à saúde. A fisioterapia ao ar livre favorece a exposição à luz solar, promove o movimento corporal e contribui para a manutenção da autonomia. Esse projeto visa, portanto, atender a essa demanda de forma ética, inclusiva e respeitosa aos direitos da pessoa idosa em situação de privação de liberdade”, reiterou.
METODOLOGIA — As atividades são realizadas em pátio interno, jardim ou quadra da unidade prisional, respeitando as normas de segurança. As sessões, com duração de 30 a 50 minutos, incluem alongamentos, exercícios respiratórios, movimentos articulares e de coordenação, técnicas de relaxamento e atividades lúdicas. Um fisioterapeuta será o responsável pelas aulas, com apoio da equipe de saúde da unidade prisional, e cada participante terá uma avaliação inicial para definir suas limitações e metas.
“A implementação de atividades físicas para idosos no sistema prisional vai além de uma prática esportiva: é uma ação de cuidado, inclusão e respeito. O projeto Movimento e Dignidade reforça o papel da atividade física na promoção da saúde e na humanização do cumprimento de pena, em consonância com o Estatuto do Idoso e os princípios dos direitos da pessoa humana”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/10/2025 09:07:57 Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
- 13/10/2025 09:01:16 Campos é pioneiro na assistência à saúde da população privada de liberdade
- 13/10/2025 08:46:18 Jogos Interclasse em Escola de Travessão na Semana das Crianças
- 13/10/2025 08:28:43 Novos Agentes Comunitários de Saúde concluem curso preparatório
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
1310 09h01Campos é pioneiro na assistência à saúde da população privada de liberdade
1310 08h46Jogos Interclasse em Escola de Travessão na Semana das Crianças
1310 08h28Novos Agentes Comunitários de Saúde concluem curso preparatório
1210 14h37Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município