Notícia no detalhe
Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
A ação reuniu mães de bebês prematuros e seus profissionais da saúde para celebrar a data
O Programa Follow Up, vinculado à Atenção Primária à Saúde por meio do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), reuniu mães de bebês prematuros e seus profissionais da saúde para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade, lembrado anualmente em 17 de novembro. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (25), em uma das geodésicas da Cidade da Criança Zilda Arns.
A programação contou com palestras da médica pediatra Karolline Barreto Batista Rangel, da assistente social Carmem de Azevedo e da fisioterapeuta neonatal e pediátrica Nina Alcântara. As mães participaram ainda de um café da manhã especial e os bebês prematuros receberam brindes doados pela equipe voluntária do projeto Capivara Magra. A trilha sonora do evento ficou por conta do músico Fabiano Domingues.
A pediatra Karolline destacou que a prematuridade é um evento cada vez mais frequente. “Antes, crianças que nasciam prematuras tinham poucas chances, por falta de aparatos técnicos que garantissem a sobrevida. Hoje, avançamos muito”, afirmou.
Ela reforçou, no entanto, a importância do pré-natal de qualidade. “Um acompanhamento bem feito, com assistência regular, ajuda bastante. A prevenção da gestação de risco, cuidar da pressão arterial e da diabetes, além do trabalho com adolescentes para evitar gravidez precoce e garantir orientação médica adequada, são medidas essenciais para reduzir a prematuridade”.
Os bebês prematuros acompanhados pelo Follow Up são encaminhados diretamente da UTI Neonatal no momento da alta. Entre os critérios de inclusão estão os nascidos com menos de 34 semanas, peso inferior a 2,2 kg ou presença de fatores de risco, como doenças congênitas.
Desde o início das atividades, em 2021, o programa já atendeu cerca de 7 mil prematuros. A equipe multidisciplinar é formada por enfermeira, médicas pediatras, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
A jovem Thainara Lopes, de 31 anos, relatou a experiência intensa que viveu ao dar à luz sua filha Helena, hoje com 9 meses. A bebê nasceu de 36 semanas. “Tive medo de perder minha filha. Foi um desafio. O atendimento aqui é muito bom, maravilhoso. Fui muito bem atendida e minha filha também. Recebemos todo o carinho da equipe”, contou.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 15:08:08 Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
- 25/11/2025 13:14:42 Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
- 25/11/2025 10:58:27 Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
- 25/11/2025 09:08:12 Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
2511 13h14Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
2511 10h58Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
2511 09h55CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
2511 09h08Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















