A reinauguração da Creche Felismindo Marques Barreto aconteceu na manhã deste sábado (21) e foi celebrada como um marco para a Vila dos Pescadores, em Farol de São Tomé. O prefeito Wladimir Garotinho entregou a unidade da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com novas estruturas e equipamentos que prometem transformar a rotina de cuidados e aprendizado das famílias locais.
Com reforma e obras de ampliação, foram construídos refeitório, cozinha, despensa e área de serviço, além de renovação de salas de aula, banheiros e secretaria escolar. Foram também renovadas as instalações hidráulica, elétrica e sanitária, aplicado novo revestimento cerâmico, substituídas as esquadrias e implantada nova iluminação, com ar condicionado instalado nas salas. Com essas melhorias a creche passa a atender 140 crianças, dobrando a capacidade de vagas disponível para a comunidade.
Na cerimônia de reinauguração, o prefeito destacou o caráter social do investimento e o efeito direto na vida das famílias.
"Eu vim aqui no final do ano passado também visitar as obras da creche. Eu queria ter inaugurado essa creche no final do ano passado, mas não foi possível, porque ainda faltavam alguns detalhes. A creche está linda, está modelo, está melhor que muita creche escola particular por aí. Quando a gente faz com carinho, com amor, a gente entrega coisa boa. Estamos entregando uma creche linda, mas vocês, funcionários e moradores, devem cuidar, zelar por essa unidade", declarou Wladimir, acrescentando que a ação faz parte de um esforço mais amplo em prol da Educação de qualidade, principal mote da rede municipal de ensino.
A articulação entre equipes técnicas e comunidade para garantir que as obras respondessem às necessidades pedagógicas foi destacada pela secretária Tânia Alberto.
"Foi uma luta, por mais de dois anos, para a gente conseguir concluir a reforma e ampliação deste prédio, mas nós ficamos o tempo inteiro fazendo todo o esforço possível para que hoje vocês tivessem, nessa comunidade da Vila dos Pescadores, uma creche digna, que atenda ao público que trabalha dentro dela, mas principalmente que atenda com carinho, respeito, qualidade e mais que tudo, segurança às crianças dos filhos dessa comunidade", disse a secretária.
Tanto a reforma quanto a ampliação da creche eram desejos da comunidade e professores, conforme destaca a diretora Luciene Soares de Carvalho. Durante a reinauguração, ela celebrou a concretização deste anseio antigo, ressaltando ainda sua ligação com a comunidade.
"Estamos muito felizes pela inauguração da creche, uma obra que nós estamos esperando há muito tempo. A reforma e ampliação da creche é muito importante para a comunidade, para as crianças e para o desenvolvimento delas. A creche faz parte da comunidade e vai além do cuidar e educar das crianças. E eu estou aqui já há 23 anos, conheço a comunidade muito bem, sei muito bem o que essa obra representa para a comunidade de pescadores que atendemos", disse a diretora.
O diretor adjunto Victor Miranda comentou sobre os reflexos pedagógicos e humanos da reinauguração. "Garantir uma educação de qualidade passa pela eficiência em termos um ambiente preparado, pensando nas crianças e nos servidores que atuam conosco. Que essa unidade escolar possa florescer ainda mais o desenvolvimento integral das crianças, permitindo que elas cresçam, brinquem e sejam sujeitos felizes", afirmou Victor.
A gerente de Acompanhamento Escolar da Seduct, Kelly Soares, também esteve na reinauguração e se mostrou muito satisfeita com a realização destas obras. "Ver essa transformação acontecer é testemunhar um investimento no que temos de mais precioso: nossas crianças e suas oportunidades de crescer em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de estímulos para aprender e ser feliz. É um passo importante para uma educação mais humana, inclusiva e cheia de amor", disse Kelly.
Para a professora Mônica Maria Andrade da Silva, toda a equipe escolar está pronta para utilizar o espaço renovado para melhor atender a comunidade. "Com essa reforma e abertura de novas salas, teremos condição de atender mais crianças, porque a demanda aqui na creche é muito grande. Somos uma equipe muito unida e muito responsável e nós sempre fizemos o nosso trabalho e estamos aguardando a chegada de mais crianças para a gente trabalhar", relatou a professora.
A repercussão entre as famílias traduziu alívio e expectativa por melhores condições de atendimento. “A comunidade precisava de um lugar assim. Agora podemos deixar nossas crianças com mais segurança e mais conforto aqui. Só tenho a agradecer", contou Alice de Fátima Miranda Almeida, mãe de Ayla Martins de Almeida.
A unidade já desenvolve projetos educativos e parcerias locais, incluindo ações ambientais vinculadas ao ecossistema da Lagoa do Açu, e a reinauguração abre espaço para a continuidade e ampliação dessas iniciativas em benefício do aprendizado além da sala de aula.