Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha em reunião no Rio para mobilização na quinta
A Prefeita Rosinha Garotinho, vice-presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) participou nesta segunda-feira (07) de reunião preparatória, no Rio de Janeiro, da mobilização dos municípios fluminenses, que será realizada nesta quinta-feira (10), na Candelária, em defesa dos royalties do petróleo. Da reunião, participaram o governador Sérgio Cabral, deputados estaduais e parlamentares da bancada fluminense, como os deputados Anthony Garotinho e Paulo Feijó. Também participaram representantes da sociedade civil e de centrais sindicais, além de prefeitos.
Embora considere tardia, a prefeita acha importante a mobilização. “Acho importante a mobilização, mas acho também que ela já deveria ter sido feita. Talvez tudo isso estivesse sendo evitado”. Para ela, a estratégia está errada. “Não basta que a Presidente Dilma Roussef vete o projeto porque ele vai voltar para o Congresso. Todo mundo fala em distribuição igualitária, mas isso não existe. Não existe no Fundo de Participação de Especial (FPE) e nem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As contribuições do governo federal também são desiguais”, disse a prefeita, observando que royalties são indenizações que são previstas na Constituição Federal apenas para Municípios e Estados Produtores.
O deputado Anthony Garotinho também defende que seja criado um novo texto que mantenha as cotas já licitadas. “Eu acho que apostar na mobilização é correto. Não se pode apostar no veto da Presidente Dilma. O correto é construir na Câmara dos Deputados um novo projeto, onde conste que os direitos adquiridos pelo Estado, os contratos já licitados, não possam ser mexidos”, adiantou o parlamentar.
Para o senador Marcelo Crivella, o desejo é de que o Brasil seja sensível a esta questão. “Espero que, agora, possamos ser ouvidos. No Senado, éramos apenas três. Queremos dividir daqui para frente. Como vai tirar R$ 1 bilhão de Campos, R$ 3,5 bilhões do Estado do Rio? Não tem condição”, finaliza. O senador Crivella elogiou a postura combativa de Garotinho e de Rosinha e solicitou que eles se empenhassem na mobilização popular para o ato que irá ocorrer no dia 10, a exemplo que foi feito no evento organizado por Campos, no Rio, no dia 17 de outubro.
O deputado Paulo Feijó espera que a Presidente Dilma oriente as suas liderenças, principalmente, na Câmara dos Deputados, para que acabe de vez com este problema. “É um direito nosso. Vamos lutar! Vamos resistir. Isso não pode perdurar”, declara Feijó.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta