Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária aberto nesta quinta-feira
Começou nesta quinta-feira (8), o 2º Festival de Economia Solidária, com uma extensa programação, além de exposição de artesanato fabricado por artesãs do município, com peças para todos os gostos. O evento se estende até sábado (10), com a participação de várias secretarias.
Participaram da mesa de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria; representando a Secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, a Diretora do Departamento de Direitos Humanos, Eliana Tauil; e a coordenadora de Inclusão Produtiva, Ângela Márcia.
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar idéias, sem explorar os outros e nem destruir o meio ambiente. A proposta da exposição é apresentar os trabalhos das artesãs do município e, ainda, fortalecer cada vez mais os grupos de economia solidária, com inovações alternativas de geração e renda. Assim, o resultado dos trabalhos se transforma em resposta positiva a favor da inclusão social.
A coordenadora da Economia Solidária, Alba Cristina, diz que o Festival é de grande importância para a valorização cultural da região. “O Festival faz crescer o conhecimento. A participação dos grupos desperta o sentido da coletividade e a autogestão e, além de tudo, o respeito ao meio ambiente. Nossa posição é de apoio e orientação aos grupos já formados e aquelas pessoas que queiram se organizar para formar novos grupos”, finalizou Alba.
De acordo com diretora do Departamento de Direitos Humanos, Eliana Tauil, a inclusão produtiva é a porta de saída dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na comercialização dos grupos de artesãos. “É muito gratificante a participação dos artesãos, que trouxeram para o festival um trabalho maravilhoso. Só tenho a parabenizar a grande equipe que faz acontecer a diferença”, afirmou.
A professora de Curso de Cerâmica da Uenf, Dilcéia de Araújo, participa pela segunda vez do evento e diz que a expectativa é que todos os grupos de artesanato superem as vendas do ano passado. “O município oferece o espaço para a exposição e isso é bom para nossa divulgação, contribuindo muito para o complemento da renda familiar dos profissionais”, ressalta a professora.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















