Notícia no detalhe
Famílias saem de Ururaí para o Morar Feliz da Penha
Em um trabalho conjunto das secretarias municipais de Defesa Civil e de Família e Assistência Social, 40 famílias ribeirinhas do subdistrito de Ururaí começaram a ser removidas na manhã desta terça-feira (20) para o Conjunto Habitacional do Programa Morar Feliz no Bairro da Penha. Ao todo, 172 famílias de áreas de risco e assistidas pelo Programa Aluguel Social estão sendo contempladas com as casas da última etapa do Morar Feliz da Penha. Os imóveis serão, oficialmente, entregues pela Prefeita Rosinha Garotinho nesta quarta-feira (21), às 21h.
Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, Edson Pessanha, a remoção das famílias do Bairro da Ilha e da margem esquerda do Rio Ururaí é uma medida preventiva e permanente. Os imóveis serão demolidos imediatamente após desocupação para evitar invasão.
- Existe uma perspectiva de Verão muito chuvoso e já estamos em alerta com as chuvas que estão caindo nas cabeceiras dos rios que cortam o município. Por isso, junto à Família e Assistência, decidimos por retirar esses moradores antes que o nível do rio suba e alague as comunidades - explicou Pessanha.
Das famílias acostumadas a serem temporariamente removidas das casas durante o Verão, quando acontece a cheia do rio, está a da doméstica Marta Valéria da Silva Gonçalves, 34 anos. Há 24 anos tendo como quintal o Rio Ururaí, mãe de Leonardo, 18, Mariana, 14, Ester, 12, e Estela 10, comemorou o melhor presente de Natal.
- Meu Natal vai ser muito feliz longe da água. Todo Verão eu ficava preocupada, vigiando o rio. Eu perdia tudo todo ano e eu não tinha condição de sair da casa, vivendo com um salário mínimo. Mas eu tinha uma fé muito grande que eu ia ganhar uma casa e quando soube que seria agora, eu nem acreditei – contou, emocionada, a moradora.
De acordo com o diretor de Políticas Habitacionais, André Ventura, assistentes sociais realizaram a identificação e cadastramento de famílias de áreas de risco, não somente de Ururaí, mas também da comunidade da Tira-Gosto, de Poço Gordo, de Donana e locais próximos ao conjunto habitacional da Penha. “São áreas em que as famílias são constantemente afetadas pelas chuvas”, explicou André, lembrando ainda que famílias assistidas pelo Aluguel Social estão sendo contempladas com as novas casas.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















