Notícia no detalhe
Contribuintes têm até esta sexta para quitar IPTU 2011
Os proprietários de imóveis (edificações ou terrenos) com débito do IPTU, referentes ao exercício 2011 devem aproveitar a oportunidade dada até esta sexta-feira (30) para colocar o débito em dia, evitando a inscrição em dívida ativa, o que implica na incidência de mariores juros, atualização monetária, multa e custas judiciais. O consultor jurídico da Secretaria de Finanças, Roberto Landes explica que para colocar a situação em dia, o contribuinte deve comparecer na Secretaria de Finanças, situada na Rua Treze de Maio, número 129, no Centro. No local o contribuinte obtém a guia de pagamento e em seguida deve se dirigir a uma Casa Lotérica ou pagar em caixas eletrônicos. Quem solicitar o pagamento dos débitos do IPTU de 2011 até esta sexta-feira (30), fica livre das custas judiciais e paga juros e multas menores porque a negociação ocorre no campo amigável.
Para facilitar a vida do contribuinte - Para facilitar a vida do contribuinte, a prefeita Rosinha Garotinho sancionou lei que facilita o pagamento. “Antes a lei exigia o parcelamento com entrada de 20% do valor da dívida e o parcelamento se extendia no máximo em até 15 parcelas. Agora, com a nova lei, a prefeita autorizou o parcelamento dos débitos de IPTU, ISS, TAXAS MUNICÍPAIS E OUTRAS DÍVIDAS NÃO TRIBUTÁRIAS em até 36 parcelas, sem a exigência dos 20% de entrada, bastando apenas que a primeira parcela seja efetua no ato da dívida, e que não seja inferior a uma Ufica (Unidade Fiscal de Campos) para pessoa física, e cinco Uficas, para pessoa jurídica. A Ufica vale R$ 80,54. O parcelamento também pode ser feito ao longo do próximo ano, enquanto essa lei permanecer em vigor.
Roberto também orienta aos proprietários que não receberam os carnês em casa que compareçam à Secretaria de Finanças para fazer a atualização do Cadastro do Imóvel. “O contribuinte deve aproveitar a estada no órgão para fazer a atualização dos dados cadastrais, apanhar o carnê e solicitar a retirada da Guia para fazer o recolhimento do imposto devido”. Desta forma se evita a inclusão do débito na Dívida Ativa e assim também evita a cobrança de maiores multas e juros, atualização monetária e custas judiciais.
Vantagens para quem já está na Dívida Ativa – Roberto acrescenta que no caso dos devedores de impostos que já estão com o débito lançado na Dívida Ativa, tem prazo em aberto para solicitar o parcelamento. Contudo, quanto mais rapidamente procurar quitar a dívida melhor porque evita aumentar os juros, multa, atualização monetária e as custas judiciais.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















