Notícia no detalhe
Procon fecha o ano com balanço positivo
O ano de 2011 foi positivo para a Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) pelo alto índice de resoluções que trouxe para o consumidor campista, além de uma série de conquistas, como o fortalecimento de diversas leis que não eram plenamente exercidas pelo desconhecimento e a falta de informação da comunidade. A informação é da secretária Rosangela Tavares.
- Duas importantes leis, as 2.519/96 e 3.364/00 foram fiscalizadas e cumpridas no município. A primeira garante o direito dos consumidores campistas menores de 21 anos, e a outra, assegura aos estudantes o desconto de 50% em eventos culturais, artísticos e esportivos – ressalta a secretária.
Também a Lei 3.669/01, que garante a entrega de produtos com a data marcada, foi bastante acionada, durante todo o ano e muitos consumidores que sofriam com a demora na entrega da mercadoria conseguiram resolver o problema, a partir da intervenção do Procon. “Outra atuação importante foi relativa ao trabalho de conscientização com relação à dengue, já que uma parte dos consumidores tapava as caixas d'água de maneira errada, justamente porque não podia exercer o direito de comprar apenas as tampas”, destaca Rosangela.
O Procon buscou informar e aplicar a Lei 5.244/08, que determina a obrigatoriedade da venda de tampas de caixa d’água separadamente e com isso, ajudou a evitar a proliferação da doença. Segundo a secretária, o trabalho de educação e pesquisa realizado durante todo o ano contribuiu bastante para diminuir o índice de endividamento e melhorou a postura do consumidor, tornando-o mais consciente.
- O fortalecimento da lei que garante a prioridade de atendimento aos idosos, gestantes e deficientes nos bancos e supermercados foi amplamente divulgado e cobrado. A elaboração e a divulgação das pesquisas de preços mensais da cesta básica contribuíram para inibir aumentos dos produtos, possibilitando uma saudável concorrência - destaca.
Em relação às greves dos vigilantes e dos Correios, que aconteceram por períodos mais prolongados, o Procon também teve posição em defesa dos campistas, recorrendo à Justiça e tendo garantido o direito do consumidor de não pagar juros e multas por atraso. A secretária de Defesa do Consumidor destaca que mesmo com as grandes conquistas em 2011, para o próximo ano a expectativa é ainda melhor.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação