Notícia no detalhe
Procon fecha o ano com balanço positivo
O ano de 2011 foi positivo para a Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) pelo alto índice de resoluções que trouxe para o consumidor campista, além de uma série de conquistas, como o fortalecimento de diversas leis que não eram plenamente exercidas pelo desconhecimento e a falta de informação da comunidade. A informação é da secretária Rosangela Tavares.
- Duas importantes leis, as 2.519/96 e 3.364/00 foram fiscalizadas e cumpridas no município. A primeira garante o direito dos consumidores campistas menores de 21 anos, e a outra, assegura aos estudantes o desconto de 50% em eventos culturais, artísticos e esportivos – ressalta a secretária.
Também a Lei 3.669/01, que garante a entrega de produtos com a data marcada, foi bastante acionada, durante todo o ano e muitos consumidores que sofriam com a demora na entrega da mercadoria conseguiram resolver o problema, a partir da intervenção do Procon. “Outra atuação importante foi relativa ao trabalho de conscientização com relação à dengue, já que uma parte dos consumidores tapava as caixas d'água de maneira errada, justamente porque não podia exercer o direito de comprar apenas as tampas”, destaca Rosangela.
O Procon buscou informar e aplicar a Lei 5.244/08, que determina a obrigatoriedade da venda de tampas de caixa d’água separadamente e com isso, ajudou a evitar a proliferação da doença. Segundo a secretária, o trabalho de educação e pesquisa realizado durante todo o ano contribuiu bastante para diminuir o índice de endividamento e melhorou a postura do consumidor, tornando-o mais consciente.
- O fortalecimento da lei que garante a prioridade de atendimento aos idosos, gestantes e deficientes nos bancos e supermercados foi amplamente divulgado e cobrado. A elaboração e a divulgação das pesquisas de preços mensais da cesta básica contribuíram para inibir aumentos dos produtos, possibilitando uma saudável concorrência - destaca.
Em relação às greves dos vigilantes e dos Correios, que aconteceram por períodos mais prolongados, o Procon também teve posição em defesa dos campistas, recorrendo à Justiça e tendo garantido o direito do consumidor de não pagar juros e multas por atraso. A secretária de Defesa do Consumidor destaca que mesmo com as grandes conquistas em 2011, para o próximo ano a expectativa é ainda melhor.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















