Notícia no detalhe
Secretário destaca avanços da Saúde em seminário da Justiça
O secretário Paulo Hirano participou na tarde desta terça-feira (13), do seminário “Justiça e Saúde Pública”, promovido pelo Fórum Maria Tereza Gusmão. Profissionais do Direito, saúde, educação, assistência social e outros, além de estudantes, lotaram o Salão do Júri, no evento aberto pelo diretor do fórum, o juiz Paulo Assed Estefan. O juiz titular da 2ª Vara Cível de Campos, Felipe Pinelli, apresentou a palestra-tema do seminário.
A mesa de debates foi composta por Hirano, também como presidente do Conselho Municipal de Saúde; pelo juiz palestrante; o promotor de Tutela Coletiva, Marcelo Lessa, e o representante da Pastoral da Saúde da Diocese de Campos, Alex Mota. O debate foi mediado pelo diretor da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), Décio Guimarães.
O juiz Felipe Pinelli explicou que, no Brasil, vigora o princípio da universalidade e integralidade da Saúde, com o Estado devendo intervir ao máximo para reduzir as desigualdades sociais e tendo o dever da promoção, prevenção e recuperação da saúde para todos, mais efetivamente para os que mais precisam.
- Daí o Judiciário intervir e determinar a realização de procedimentos, um exame, o fornecimento de certo um medicamento, geralmente ao Município, que está mais próximo da pessoa que necessita daquele serviço, mesmo sendo a obrigação do serviço do Estado ou da União. Estamos debatendo este tema e a presença do secretário de Saúde demonstra que esse diálogo está aberto - declarou.
Hirano citou ações que buscam assegurar tais direitos, como a informatização da Saúde em Campos, que hoje permite que pessoas que residem em locais de difícil acesso, onde não há sequer sinal de telefonia, consigam marcar consultas e exames em especialidades na unidade de saúde de sua localidade e que zerou a demanda reprimida desses serviços.
- Com o Emergência em Casa e a renovação da frota de ambulâncias, prestamos socorro e transporte especialmente ao menos favorecidos, que não têm carro para ir ao um hospital. Em imunização superamos as metas do Ministério da Saúde, com mais de 100% de cobertura, porque vacinamos a população daqui e da região. O número de diárias de UTI passou de 12 mil, em 2009, para mais de 30 mil no ano passado. Ampliamos o acesso da população à saúde, mas com a complexidade da saúde, a integralidade e a universalidade são quase impossíveis de se alcançar, porque, à medida que resolvemos os problemas, outros são renovados - disse o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18