Notícia no detalhe
Artista plástico de Campos se destaca na Rio+20
O artista plástico Ricardo Salgado, que está representando Campos na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) Rio +20, recebeu nesta terça-feira (19) a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, no armazém 04 do Píer Mauá, onde estão os projetos do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem (Gaia), que fazem parte do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI). No mesmo dia, também visitou a exposição o presidente da Finep , Carlos Ganem, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
A ministra do Planejamento chegou ao armazém 04, acompanhada do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Antonio Raupp, e demonstrou estar encantada com o trabalho. “Estou encantada com tudo que estou vendo aqui”, declarou a ministra, que se emocionou ao lembrar que, também, estudou em Campinas (sede do CTI).
Ao ser questionado se era, também, de Campinas, o artista plástico disse que era de Campos dos Goytacazes e passou às mãos da ministra um DVD com o projeto do empreendimento Farol-Barra do Furado. “É um projeto muito importante para minha região e para nosso país, que está sendo desenvolvido na região”, disse Ricardo.
A pesquisadora do Gaia, Cristiani Policeno, explicou que o CTI convidou Ricardo Salgado para participar o evento pela importância do trabalho que ele desenvolve, que vai ao encontro dos projetos desenvolvidos pelo Centro, como o de gestão de resíduos eletroeletrônicos e a cadeia reversa destes produtos. “A participação do Ricardo tem uma importância muito grande, porque mostra que é possível transformar em arte aquele material, que seria descartado no Meio Ambiente”, disse Cristiani.
Ela lembrou que o CTI trabalha com quatro diretrizes de projetos: além da cadeia reversa; projeto piloto que trabalha com setor eletromédico; capital humano e difusão de conhecimentos. “Queremos que as empresas consigam ser sustentáveis. Para ter êxito, é preciso que valor econômico, social e ambiental estejam em sintonia”, declara a pesquisadora.
Ricardo Salgado destacou que o armazém 4 tem recebido de 12 a 15 escolas, por dia, entre alunos de ensino médio, fundamental e universitários. “Estamos totalmente dedicados à troca de idéias e ao fomento de projetos voltados para a sustentabilidade”, destaca o artista, que está participando da conferência desde o dia 11 e segue até o dia 23.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















