Notícia no detalhe
Mulheres do "Elas em Ação" certas que vão mudar de vida
Os cursos do Programa "Elas em Ação", que capacitam mulheres em situação de vulnerabilidade social para entrar no mercado de trabalho, já proporcionam novas perspectivas para as primeiras 150 que estão nos cursos de qualificação profissional na área da construção civil. Os cursos são realizados através da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, que cede espaço para as aulas teóricas e práticas de três dos cursos, na sua sede. Os cursos de Eletricidade Predial e Hidráulica são ministrados nas instalações do Balcão de Empregos, que é vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda.
- Meu marido é pedreiro e eu trabalhei por um período como ajudante dele. Foi trabalhando com ele, preparando concreto e massa, que percebi que trabalhar com a pintura é muito mais interessante para as mulheres, porque preparar paredes, madeira e grades de ferro e pintar é muito mais leve do que virar massa e concreto com a enxada. No momento estou desempregada, mas tenho certeza que quando eu terminar o curso logo vou conseguir um emprego com carteira assinada nessas construtoras que estão chegando cada vez em Campos. Vou ter orgulho de me formar numa profissão que vai ajudar a mudar a vida da minha família, porque vou ajudar meu marido no orçamento de casa - declarou Patrícia dos Santos Faria, 34, que já trabalhou como auxiliar de limpeza.
A dona de casa, Maria Madalena de Andrade Oliveira, 46, conta que já pintou sua casa duas vezes, sozinha, e deu certo. Ela fala de suas perspectivas em decorrência do curso. "Quando surgiu essa oportunidade para fazer o curso de pintura de graça, corri logo para garantir minha vaga. Estou desempregada e essa é a porta que vai me colocar no mercado de trabalho, com carteira assinada e com salário digno. Tenho certeza que depois de 60 dias de treinamento vou conseguir um bom emprego, porque as construtoras têm preferência por mulheres, porque somos mais zelozas com as ferramentas e mais dedicadas no acabamento", argumentou Maria Madalena Andrade Oliveira.
Para a agente de segurança, Simone Belmiro, 35, os cursos oferecidos gratuitamente, abrem perspectivas para as mulheres. "Vou fazer o curso com o objetivo de trabalhar como autônoma nas folgas (trabalha no regime plantão 24 horas) e, assim, melhorar a renda da minha família. O curso vai valorizar meu currículo caso um dia eu fique desempregada da área de segurança, tenho chance de voltar ao mercado de trabalho, na área da construção civil", declarou a segurança, Simone Belmiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18