Notícia no detalhe
Campos em conformidade com Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Prefeitura de Campos vem adotando medidas nos aspectos social e ambiental, para tratamento adequado do lixo coletado no município. Depois da desativação do aterro controlado da Codin (antigo lixão) após vistoria da aeronáutica, o local foi fechado e todo o lixo coletado na cidade, hoje, é levado para o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, onde recebe tratamento adequado. O local foi planejado e dimensionado para receber e tratar o lixo doméstico de Campos pelos próximos 10 anos, levando em conta que atualmente a produção de lixo no município tem a média de 320 mil quilos por dia.
O Aterro Sanitário, em atividade há três anos, em conformidade com a legislação ambiental específica, se enquadra na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras diretrizes, prevê a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos de cada município. “O chorume do Aterro Sanitário é coletado pelas canaletas e conduzido para uma grande cisterna, de onde é bombeado para caminhões e transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Codin”, disse Zacarias de Albuquerque, que estava acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.
Em relação ao antigo lixão, a Prefeitura de Campos, através da concessionária Vital Engenharia, já executa a primeira etapa do Plano de Recuperação da área, finalizando a cobertura da área. Em relação às outras etapas, previstas no plano, o município aguarda o licenciamento do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). “Deve-se observar de onde viemos e até onde já avançamos, levando em conta que aqui surgirá um grande bosque com árvores nativas da região e que trará benefícios ao meio ambiente, com a produção de oxigênio e a formação de um ambiente natural para habitat e reprodução de várias espécies de pássaros, aves e répteis, criando aqui um estuário de vida, levando em conta que aqui ao redor, na parte baixa, existe um conjunto de pequenas lagoas, que não serão atingidas por chorume, porque o sistema de coleta não permite que o lençol freático seja afetado -, observa o secretário do Meio Ambiente, Wilson Cabral.
No aspecto social, Zacarias esclareceu que todos os catadores foram inseridos nos programas sociais da Secretaria de Família e Assistência Social e da Secretaria de Trabalho e Renda, que ofereceu cursos de qualificação na área da construção civil, através do projeto Reconstruindo o Futuro. “Durante seis meses, eles receberam R$ 630,00 de ajuda de custo e uma cesta básica mensalmente. Dos inseridos no mercado de trabalho, 195 foram encaminhados para emprego como garis na Vital Engenharia Ambiental, empresa que realiza o serviço de coleta no município, mas 45 ex-catadores não se adaptaram e foram dispensados. O poder público cumpriu seu papel em amparar, dar a subsistência e assistência social, além da qualificação e orientação multidisciplinar para que estejam preparados para o mercado de trabalho. As pessoas que se esforçaram estão empregadas e não estão dependendo do poder público para sobreviver”, defendeu o secretário Zacarias Albuquerque.
Comissão - O secretário Zacarias de Albuquerque falou sobre a visita da Comissão Especial da Alerj, nesta sexta-feira (17) a Campos, liderada pela deputada Janira da Rocha. “Aqui em Campos estamos cumprindo a legislação desde antes dela existir. O antigo lixão está desativado desde o meado de 2012. Temos a coleta seletiva de lixo e, a cada ano, ela está sendo ampliada. O Aterro Sanitário de Conselheiro Josino cumpriu todas as normas ambientais, da mesma forma que a Estação de Recicláveis de Santo Amaro. Todas foram submetidas ao crivo dos órgãos ambientais e têm licenças concedidas pelo Inea para funcionamento”, declarou o secretário Zacarias Albuquerque.
Lixo Hospitalar – Outro avanço do município, além do Aterro Sanitário, que também atende outros municípios da região, é o funcionamento da Usina de Lixo Hospitalar, na Codin, há três anos, utilizando a tecnologia do autoclave, conforme a legislação ambiental. Por mês, a unidade trata 110 mil quilos de resíduos hospitalares de todo o município de Campos, além de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 10:18:05 Cais da Lapa é um dos pontos monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO)
- 25/11/2024 10:02:07 Espaço da Oportunidade tem 178 vagas de emprego disponíveis
- 25/11/2024 09:30:45 Museu Histórico receberá moderno Projeto Luminotécnico em sua fachada
- 25/11/2024 08:54:05 Educação: TI atendeu mais de mil chamados em 231 unidades este ano
- 25/11/2024 08:16:53 Café Empresarial nesta quarta-feira (27) vai debater a Reforma Tributária
Cais da Lapa é um dos pontos monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO)
2511 10h02Espaço da Oportunidade tem 178 vagas de emprego disponíveis
2511 09h30Museu Histórico receberá moderno Projeto Luminotécnico em sua fachada
2511 08h54Educação: TI atendeu mais de mil chamados em 231 unidades este ano
2511 08h16Café Empresarial nesta quarta-feira (27) vai debater a Reforma Tributária
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda