Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental: 680 animais silvestres resgatados
Cerca de 450 animais silvestres, entre mamíferos, répteis, aracnídeos e insetos, foram resgatados pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), este ano. Em 18 meses de atuação do grupamento, o total chega a 680 animais.
Segundo o subcomandante do Grupamento Ambiental, Sávio Tatagiba, dos animais resgatados, pelo menos 42 cobras foram encontradas. Apenas na semana passada, três animais foram resgatados pelo órgão que, na última semana, resgatou quatro cobras.
— Os animais silvestres migram de seus habitats naturais para outras áreas, devido a intempéries diversos. Em Campos, devido às características da região, como a presença de mata, lagoas e rios, é natural o aparecimento desses animais na área urbana - destacou o comandante do Grupamento Ambiental, Márcio Barbosa.
O comandante orientou que ao se deparar com animais silvestres, as pessoas evitem o manuseio deles e, para garantir a segurança, os observem de certa distância e solicitem o resgate dos animais, através do 153 (GCM) ou 2725-6483 (Destacamento Ambiental). Os animais resgatados são encaminhados para soltura.
— O manuseio dos animais pelas pessoas pode levá-los à reação, isto é, ataque. Além disso, existem animais que são vetores de doenças, como, por exemplo, pombos, considerados animais exóticos, e morcegos. No caso específico das cobras resgatadas pelo Grupamento, 90% delas não são peçonhentas, mas ainda assim, é importante evitar o contato direto – orientou Sávio.
Sávio informou que entre os animais resgatados pelo órgão com mais frequência, estão os gambás (mamíferos que costumam fazer ninho nas residências), corujas (aves que se refugiam em alto de prédios) e cobras jibóias (répteis).
Em Campos, de acordo com Sávio, é comum o aparecimento de animais silvestres em Guarus e na Baixada Campista, como o distrito de Goitacazes, devido à presença de lagoas e, no caso específico de Guarus, terrenos baldios. Na Região Central, aves frequentemente são resgatadas em alto de prédios. Nas residências, os gambás são os mais encontrados.
— Os animais silvestres que migram para a área urbana buscam locais próximos a canais, rios e terrenos alagados - informou Sávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira