Cinquenta alunos da Escola Municipal Apic, do Terminal Pesqueiro, participaram na tarde desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, de uma ação ambiental para recuperação de nascentes, na região Serrana, no Sul do município de Campos. Todos aprenderam a importância da preservação das nascentes e de todos os recursos naturais, como as matas, os córregos, rios e lagoas que formam o ecossistema, imprescindíveis para a vida.
A atividade fez parte da programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, elaborada pelo Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, que é composto por servidores das Prefeituras de Campos e de Quissamã.
Na Fazenda São Miguel, distante mais de 100 quilômetros da comunidade do Terminal Pesqueiro, em Boa Vista, no Cabo de São Tomé, os alunos e suas mães aprenderam que as águas do Canal das Flechas, que abastece a região onde moram, não aparecem por acaso, mas faz parte de um complexo sistema integrado da natureza, que tem início nas nascentes de diversas localidades da região Serrana, como na região do Imbé, cujas águas das nascentes formam córregos, entram nos rios, abastecem a Lagoa de Cima, que deságua no Rio Ururaí, abastecem a Lagoa Feia, que deságua para o mar, através do Canal das Flechas.
Também participaram das atividades o Chefe da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Desengano, Andrei Veiga dos Santos; e o biólogo da unidade, João Rafael Gomes de Almeida; representantes do consórcio de empresas que constroem as obras de infraestrutura e o bay pass, que são ações de recuperação ambiental na foz do Canal das Flechas, funcionários da propriedade e agentes da Defesa Civil, que sob a coordenação do subsecretário de Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, abriram as covas para as crianças fazerem o plantio das mudas nativas da Mata Atlântica.
- Estamos aproveitando esta semana do Meio Ambiente e realizando diversas ações dos programas ambientais do PBA. Hoje, os alunos aprenderam sobre a importância de cuidados com o meio ambiente, como a conscientização de crianças e seus pais sobre o funcionamento do ecossistema e a importância da conservação dos recursos naturais - declarou a coordenadora do Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol- Barra do Furado, Patrícia Fantinatti.
O chefe da Unidade do Instituto Estadual do Ambiente no Parque do Desengano, Andrei Veiga, falou da importância do evento. “São muito importantes ações dessa natureza, principalmente envolvendo as crianças, porque elas se tornam multiplicadoras de informações junto de seus familiares e por consequência da comunidade onde moram. Elas desenvolvem consciência favorável à preservação ambiental, e num futuro próximo, vão formar uma comunidade com outro comportamento em relação ao uso dos recursos naturais e sua preservação”, ressaltou Andrei Veiga.