Notícia no detalhe
Paraíba sobe 10cm, mas está abaixo da cota mínima do período
A estiagem prolongada de 2014 prossegue em 2015, e a situação é de perdas para os produtores rurais de Campos e da região. Na manhã desta quarta-feira (7), o Rio Paraíba do Sul apresentou cota de 5m, uma subida de 10cm em relação ao nível de terça-feira (6), que estava em 4,90. Mas o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha, informa que o acréscimo no volume de água verificada em Campos chega pelo Rio Muriaé e não soluciona o déficit hídrico. Ele destaca que a elevação de 10cm é em função das águas nas cabeceiras do Rio Muriaé, na região da Zona da Mata, no estado de Minas Gerais.
Major Pessanha observa ainda, que apesar de o Paraíba do Sul ter subido 10cm em Campos, ainda está bem abaixo de sua cota normal para o período, que é de 5,80m, com a cota de transbordo, de 10,80m. Segundo ele, não há previsão de chuvas importantes para a região nos próximos sete dias.
- As chuvas que provocaram alagamentos em São Paulo e que entraram no Rio Paraíba do Sul não vão chegar a Campos. Todo o volume de água que entrou no rio vai ser contido pelas autoridades do estado de São Paulo para compensar a situação crítica no sistema Cantareira. Este acréscimo de 10cm que verificamos de ontem para hoje, no Rio Paraíba do Sul, em Campos, é de águas que chegam de Minas Gerais pelo Muriaé. Após subir estes 10cm, o nível está estabilizado e se não voltar a chover em Minas, certamente em seguida, o nível do Paraíba do Sul voltará a recuar - detalhou.
O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, destaca que, devido à seca, já foram registradas perdas em torno de R$ 128 milhões.
- Para evitar maiores perdas, realizamos diversas ações a favor dos pequenos produtores rurais, como a limpeza dos canais primários e secundários (remoção de vegetação e sedimentos), dos bebedouros do gado, além de outras medidas, como logística gratuita para transporte de cana, para alimentar o gado sem pastagens - pontua.
Ele ressaltou que o atual governo implantou importantes serviços, que reduzem significativamente os custos de produção para os pequenos produtores, como o Programa Patrulha Mecanizada, que custeou 30.710 horas de trator, com atendimento direto a 2.288 produtores que solicitaram os serviços.
O secretário acrescenta que o Programa Patrulha Rural também tem sido muito importante durante esta seca histórica, porque custeou os serviços de escavadeiras hidráulicas por 5.349 horas, para fazer a limpeza (desobstrução de vegetação e sedimentos) em centenas de valas e mais de 100 quilômetros em 36 canais e valas na Baixada Campista e nas demais regiões da extensa área rural de Campos, contribuindo para minimizar os prejuízos provocados pela prolongada seca.
- Para a limpeza de bebedouros, com o objetivo de garantir o mínimo de água para o gado, por causa da escassez, realizamos a limpeza de mais de 1,5 mil bebedouros, com o custeio de 14.586 horas de máquina retroescavadeira. Ao todo, 1.600 produtores foram atendidos neste período de estiagem, que provocou a maior seca dos últimos 40 anos em Campos e região - enumera o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















