Notícia no detalhe
Operação Zero Esgoto utiliza mini robô para acabar com esgoto no Campos-Macaé
Identificar e acabar com ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais bem como as ligações antigas das redes de esgoto em redes pluviais, e ainda identificar e consertar vazamentos da rede de esgoto próximos aos ralos das redes pluviais, e assim eliminar o lançamento de esgoto no Canal Campos-Macaé, e posteriormente no Canal Coqueiros. Este é o objetivo da Operação “Zero Esgoto no Canal Campos-Macaé”, que teve início nesta sexta-feira (6) no bairro Pelinca.
A Rua Sacadura Cabral foi a primeira a ter pontos de conexões de rede de esgoto com a rede pluvial que despeja os dejetos no Canal Campos-Macaé.
Para identificar os pontos de conexão do esgoto com as redes pluviais, são utilizados dois robôs anfíbios que iluminam o interior das galerias, filmam e fotografam os pontos para intervenções. A operação é um trabalho da Prefeitura de Campos, da concessionária Águas do Paraíba, e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Autoridades da Prefeitura, do Inea e da Águas do Paraíba acompanharam na manhã desta sexta-feira, os trabalhos na Avenida Pelinca, num dos pontos identificados com conexão da rede de esgoto com a rede pluvial, devido a vazamento de esgoto de um poço de visita, onde o esgoto entrava na rede pluvial.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel; o vice, Zacarias Albuquerque; o superintendente de Comunicação Social, Sérgio Cunha; o superintendente do Inea, Fernando Guida; o superintendente Operacional da Águas do Paraíba, Juscélio Azeredo Souza; e o gerente de Operações da RM Saneamento, João Lione, que coordena os trabalhos dos técnicos com os mini robôs, que percorrem trechos de até 300 metros dentro das redes subterrâneas.
- Este trabalho é importante sob o aspecto ambiental, porque vamos eliminar o lançamento do esgoto no Canal Campos-Macaé e porque vai acabar com o mau cheiro decorrente do esgoto na rede de drenagem (pluvial) – disse o secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel.
Outro benefício, segundo o secretário, é que nestes pontos geralmente ocorrem vazamentos, que provocam afundamento da pista, e após os reparos nas redes, a base da rua é reconstituída e o local recebe novamente a camada asfáltica, eliminando o afundamento na via.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças