Notícia no detalhe
Programa de Coleta Seletiva beneficia ex-catadores da Codin
Em tempos de sustentabilidade e maior conscientização ambiental, lixo tem sido sinônimo de dinheiro para muitas famílias. Atualmente, em Campos, cerca de 60 representantes de famílias de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin mudaram de vida com a implantação de duas Cooperativas, a Reciclar, no Parque Novo Eldorado, e a Cata Sol, no Parque Aldeia, em Guarus. Mensalmente é enviada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, a matéria prima destinada às cooperativas, que é o lixo seco da coleta seletiva do município produzida pela população, que gera renda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, equipes da secretaria têm realizado novos cadastros intensificando o Programa de Coleta Seletiva, para que, cada vez mais catadores, possam aderir às cooperativas e, com estes recursos, garantir a renda da família. Na cooperativa Reciclar, por exemplo, os cooperativados já recebem um salário mínimo. Se mais pessoas aderirem ao programa de Coleta Seletiva, os recursos poderá aumentar.
Ex-catadora, Sandra Genásio da Silva, 37 anos, trabalhou por 10 anos no aterro controlado da Codin. “Me empenho muito para que a cooperativa continue a dar certo e tenho fé em Deus que vai ser um grande sucesso. Eu estou trabalhando muito para isso, pois o que ganho aqui é fundamental na minha casa”, disse ela. De acordo com o secretário Jorge Rangel, a coleta seletiva tem contribuído na renda de ex-catadores. Ele disse que na Reciclar, por exemplo, os trabalhadores já estão obtendo uma renda de um salário mínimo. “Assim também poderá ganhar aqueles que trabalham na Cata Sol. E os valores podem sempre aumentar de acordo com a produção”, diz ele.
As duas Unidades de Triagem de Material Reciclável possuem banheiros, refeitório, escritório e amplos espaços, onde estão localizados todo o maquinário adequado para separação do lixo, como prensa e grandes contêineres. Antes de começarem a trabalhar, os ex-catadores passaram por capacitação e treinamento, além de terem recebido todo material de trabalho adequado.
Crise já afeta Programa de Coleta Seletiva - Nos últimos meses, apesar das constantes campanhas de conscientização pelo Programa de Coleta Seletiva, a crise econômica do país vem refletindo na coleta de material reciclável. “Sabemos que, com a queda do consumo, é natural que a quantidade caia. Mas, estamos na expectativa de que, quanto mais conscientes as pessoas estejam sobre a importância de separar o lixo, mais material teremos para fornecer aos cooperativados”, disse o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales.
O termo de cooperação técnica da prefeitura com as cooperativas prevê a doação de material e o acompanhamento técnico, além de ter fornecido o galpão, equipamentos e custear despesas, como água e luz. A cooperativa recebe o material reciclável, faz a separação de garrafas pet, papelão e vidro e, depois, vende. “São preços diferenciados. Tudo é prensado e vendido. O valor arrecadado é dividido entre os cooperados”. Morales destaca, ainda, que todos os cooperados também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o manuseio adequado do material. Ele faz um apelo à população para que não coloque, junto com o lixo, seja reciclável ou não, materiais pontiagudos e perfurantes. “Já aconteceu de ter seringas e isso pode machucar quem manuseia o material. Então, a gente pede que não coloquem também agulhas e vidros para evitar que machuque as pessoas”, reforça.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/01/2026 18:20:53 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
- 27/01/2026 18:05:15 Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
- 27/01/2026 17:16:51 Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
- 27/01/2026 16:59:41 Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
- 27/01/2026 16:42:03 Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
2701 18h05Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
2701 17h16Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
2701 16h59Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
2701 16h42Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















