Notícia no detalhe
Programa de Coleta Seletiva beneficia ex-catadores da Codin
Em tempos de sustentabilidade e maior conscientização ambiental, lixo tem sido sinônimo de dinheiro para muitas famílias. Atualmente, em Campos, cerca de 60 representantes de famílias de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin mudaram de vida com a implantação de duas Cooperativas, a Reciclar, no Parque Novo Eldorado, e a Cata Sol, no Parque Aldeia, em Guarus. Mensalmente é enviada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, a matéria prima destinada às cooperativas, que é o lixo seco da coleta seletiva do município produzida pela população, que gera renda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, equipes da secretaria têm realizado novos cadastros intensificando o Programa de Coleta Seletiva, para que, cada vez mais catadores, possam aderir às cooperativas e, com estes recursos, garantir a renda da família. Na cooperativa Reciclar, por exemplo, os cooperativados já recebem um salário mínimo. Se mais pessoas aderirem ao programa de Coleta Seletiva, os recursos poderá aumentar.
Ex-catadora, Sandra Genásio da Silva, 37 anos, trabalhou por 10 anos no aterro controlado da Codin. “Me empenho muito para que a cooperativa continue a dar certo e tenho fé em Deus que vai ser um grande sucesso. Eu estou trabalhando muito para isso, pois o que ganho aqui é fundamental na minha casa”, disse ela. De acordo com o secretário Jorge Rangel, a coleta seletiva tem contribuído na renda de ex-catadores. Ele disse que na Reciclar, por exemplo, os trabalhadores já estão obtendo uma renda de um salário mínimo. “Assim também poderá ganhar aqueles que trabalham na Cata Sol. E os valores podem sempre aumentar de acordo com a produção”, diz ele.
As duas Unidades de Triagem de Material Reciclável possuem banheiros, refeitório, escritório e amplos espaços, onde estão localizados todo o maquinário adequado para separação do lixo, como prensa e grandes contêineres. Antes de começarem a trabalhar, os ex-catadores passaram por capacitação e treinamento, além de terem recebido todo material de trabalho adequado.
Crise já afeta Programa de Coleta Seletiva - Nos últimos meses, apesar das constantes campanhas de conscientização pelo Programa de Coleta Seletiva, a crise econômica do país vem refletindo na coleta de material reciclável. “Sabemos que, com a queda do consumo, é natural que a quantidade caia. Mas, estamos na expectativa de que, quanto mais conscientes as pessoas estejam sobre a importância de separar o lixo, mais material teremos para fornecer aos cooperativados”, disse o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales.
O termo de cooperação técnica da prefeitura com as cooperativas prevê a doação de material e o acompanhamento técnico, além de ter fornecido o galpão, equipamentos e custear despesas, como água e luz. A cooperativa recebe o material reciclável, faz a separação de garrafas pet, papelão e vidro e, depois, vende. “São preços diferenciados. Tudo é prensado e vendido. O valor arrecadado é dividido entre os cooperados”. Morales destaca, ainda, que todos os cooperados também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o manuseio adequado do material. Ele faz um apelo à população para que não coloque, junto com o lixo, seja reciclável ou não, materiais pontiagudos e perfurantes. “Já aconteceu de ter seringas e isso pode machucar quem manuseia o material. Então, a gente pede que não coloquem também agulhas e vidros para evitar que machuque as pessoas”, reforça.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças