Notícia no detalhe
Operação Esgoto Zero inicia nova etapa para eliminar poluição no Canal Campos-Macaé
Com o objetivo de eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto e galerias pluviais, a Prefeitura de Campos, com a Concessionária Águas do Paraíba e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciaram nesta quinta-feira (26) mais uma etapa da Operação Esgoto Zero no Canal Campos-Macaé. Hoje, dois técnicos especializados em trabalhos em espaço confinados entraram no canal, pela Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), próximo ao Mercado Municipal, e posicionaram o robô em ponto estratégico para iniciar novas inspeções.
Segundo o gerente operacional da RM Saneamento, João Leoni, na quarta-feira (25), o robô realizou filmagens e fotografias no canal, no trecho entre o Parque Alberto Sampaio e Rio Paraíba do Sul, onde foram detectadas seis saídas de águas pluviais. A Águas do Paraíba esclareceu que não sabe informar se estas saídas são de esgoto, mas que será feita uma análise da água coletada para verificar quantidade de bactérias. Na primeira fase, a operação eliminou 10 ligações clandestinas ou irregulares nas áreas da Pelinca e Parque Tamandaré.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, esclareceu que esta operação vai ao encontro das obras de recuperação da Beira Valão. “Agora, a concessionária está entrando em uma etapa fundamental, que é a de despoluição do Campos-Macaé, um canal histórico. Com isso, também, a população e o Meio Ambiente agradecem. A prefeitura realizou um trabalho de revitalização no entorno do canal, como implantação de ciclovias, construção de calçadas com acessibilidade, de vagas para estacionamentos, paisagismo, além de ruas pavimentadas e sistema de iluminação especial”, pontuou.
O superintendente regional do Inea, Fernando Guida, disse que este é um momento histórico no município, quando há um engajamento do público e privado corrigindo problemas e transformando o canal em um ponto turístico. O superintendente da concessionária, engenheiro Juscélio Azevedo, explica que não há nenhuma razão para a existência de ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais, já que 80% de toda a cidade têm redes coletoras e os efluentes 100% tratados em seis estações (ETEs) que estão em funcionamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda