Notícia no detalhe
Operação Esgoto Zero inicia nova etapa para eliminar poluição no Canal Campos-Macaé
Com o objetivo de eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto e galerias pluviais, a Prefeitura de Campos, com a Concessionária Águas do Paraíba e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciaram nesta quinta-feira (26) mais uma etapa da Operação Esgoto Zero no Canal Campos-Macaé. Hoje, dois técnicos especializados em trabalhos em espaço confinados entraram no canal, pela Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), próximo ao Mercado Municipal, e posicionaram o robô em ponto estratégico para iniciar novas inspeções.
Segundo o gerente operacional da RM Saneamento, João Leoni, na quarta-feira (25), o robô realizou filmagens e fotografias no canal, no trecho entre o Parque Alberto Sampaio e Rio Paraíba do Sul, onde foram detectadas seis saídas de águas pluviais. A Águas do Paraíba esclareceu que não sabe informar se estas saídas são de esgoto, mas que será feita uma análise da água coletada para verificar quantidade de bactérias. Na primeira fase, a operação eliminou 10 ligações clandestinas ou irregulares nas áreas da Pelinca e Parque Tamandaré.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, esclareceu que esta operação vai ao encontro das obras de recuperação da Beira Valão. “Agora, a concessionária está entrando em uma etapa fundamental, que é a de despoluição do Campos-Macaé, um canal histórico. Com isso, também, a população e o Meio Ambiente agradecem. A prefeitura realizou um trabalho de revitalização no entorno do canal, como implantação de ciclovias, construção de calçadas com acessibilidade, de vagas para estacionamentos, paisagismo, além de ruas pavimentadas e sistema de iluminação especial”, pontuou.
O superintendente regional do Inea, Fernando Guida, disse que este é um momento histórico no município, quando há um engajamento do público e privado corrigindo problemas e transformando o canal em um ponto turístico. O superintendente da concessionária, engenheiro Juscélio Azevedo, explica que não há nenhuma razão para a existência de ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais, já que 80% de toda a cidade têm redes coletoras e os efluentes 100% tratados em seis estações (ETEs) que estão em funcionamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa