Notícia no detalhe
Sustentabilidade: cooperativas de reciclagem geram emprego e renda em Campos
Por: Aline Mendes(estagiária) -
Foto: Divulgação - 13/12/2016 - 14:22:30
Três cooperativas de reciclagem de Campos, a Reciclar, no Parque Novo Eldorado; Cata Sol, no Parque Aldeia; e a Usina de Reciclagem da Codin, todas em Guarus, geram renda para ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin. A construção das cooperativas faz parte do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo para garantir o descarte adequado do lixo, que engloba ainda, a construção do Aterro Sanitário de Conselheiro Josino.
As três unidades de triagem de material reciclável possuem banheiros, refeitório, escritório e amplos espaços, onde está localizado todo o maquinário adequado para separação do lixo, como prensa e grandes contêineres. Antes de começar a trabalhar, os ex-catadores passaram por capacitação e treinamento, além de terem recebido todo material de trabalho adequado.
A separação do material, no transbordo, junto da Usina de Reciclagem da Codin, alivia o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, chegando até eles apenas os restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis.
— A população precisa estar cada vez mais atenta, separando o lixo reciclável, colocando-o nos dias certos do caminhão da coleta seletiva. Assim, não fica junto com o lixo orgânico, que é levado para o aterro sanitário. Além de ajudar também na preservação do meio ambiente, está colaborando com o bem estar social desses cooperativados — declarou o coordenador do Programa de Coleta Seletiva, Franklin Cherene.
Franklin Cherene acrescenta que a renda mensal de cada um dos cooperados varia de acordo com o material que é recebido e a produção das cooperativas, pois cada um tem valor diferente. Todos os resíduos são separados, enfardados (embalados) e vendidos para empresas que trabalham com reciclagem.
As pessoas podem contribuir levando todo o lixo reciclável, como garrafas pet, papelão, plástico e alumínio do Programa de Coleta Seletiva para triagem e reciclagem para as cooperativas.
— Trabalho na cooperativa há um ano e dois meses e aqui senti melhorias. Muitas vezes, o lixo já vem separado, bem diferente do antigo lixão da Codin. Além disso, gosto muito de trabalhar aqui. Tenho um bom relacionamento com meus colegas e o espaço é legal — declarou a Adriana Virgílio, 47 anos.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















