O Grupamento Ronda Escolar (GRE) encerra nesta segunda-feira (2) o projeto de conscientização da criança no trânsito, realizado durante o mês de setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito, celebrado no último dia 25. Na programação de encerramento, duas apresentações realizadas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). A primeira foi pela manhã e a segunda, acontece às 14h. Desta vez, o público-alvo, sempre crianças de até 8 anos, são os filhos dos agentes da GCM.
As guardas municipais Silvana Peixoto e Magna Ramos simularam situações cotidianas do trânsito. Com o trajeto “Da casa à escola com segurança”, foram utilizadas placas de sinalização, e projetadas situações em que as crianças estariam a pé, de bicicleta ou de carro, simulando a ida da casa até à escola.
— Mostramos como atravessar a rua, indicando, por exemplo, que não se deve atravessar a rua em diagonal e, sim, em linha reta, com atitude, e sempre na faixa de pedestres, que quando fazem o caminho de bicicleta devem fazer sempre o uso da ciclofaixa, e que como motoristas, devem respeitar placas de trânsito e semáforos. Ensinamos também o significado dessas placas e das cores do semáforo — disse Silvana.
Durante o mês de setembro, o Grupamento levou a conscientização no trânsito para escolas das redes pública e particular do município. Através de dramatização e de forma lúdica, a equipe conta a rotina de Belinha desde o momento em que sai de casa, de carro com a família, até a chegada à escola e todas as experiências que ela vive no trânsito. “O objetivo foi tornar todas estas crianças multiplicadoras de informação e motoristas conscientes no futuro”, informa o coordenador do GRE, Enecy de Paulo.
Desta forma, já acontece por exemplo com o Kauã Melo, de 4 anos. “Ele já tem muita noção de trânsito. Já sabe que não pode sentar na frente, sabe que tem que atravessar na faixa, e cobra isso da gente também”, contou Milena Duarte, responsável por Kauã.
E não é diferente com a Lara, 5 anos, filha do guarda municipal Rogério Pessanha. “Ela já entra no carro colocando o cinto de segurança, e questiona quem não coloca, e grita logo se o sinal está vermelho, ou se está amarelo para termos atenção”, relatou Rogério.
Comandante da Guarda Municipal, Willyam Bolckau revelou que devido à importância da conscientização, o projeto deve continuar com algumas ações. “Fizemos campanha educativa na rua, junto ao IMTT, e esse trabalho nas escolas, com o pessoal da Ronda Escolar. As escolas seguem nos mandando ofício solicitando as palestras, e nós vamos atendendo às demandas, sabendo a importância desse trabalho, que foi bastante produtivo. Educação no trânsito precisa ser feita durante o ano inteiro e pretendemos continuar não só em escolas, como nas ruas também, ao menos uma vez a cada mês com trabalho de panfletagem. Precisamos orientar o tempo todo, para que já possamos conscientizar desde cedo”, pontuou.
Quem mostrou que já está conscientizado desde seus 5 anos, é o Ezequiel, filho da agente da GCM, Magna Ramos. “Não pode atravessar fora da faixa, e só pode quando os carros pararem para a gente. Falo para o meu pai, que ele não pode estacionar quando tem essa placa (Proibido Estacionar), e que tem que respeitar todas as placas e os semáforos”, disse ele. “Converso muito com ele sobre todas essas regras, e aí, ele já está crescendo com toda essa consciência, capaz até de corrigir qualquer erro ou desatenção de quem estiver com ele, relatou Magna.
“Outro dia uma mãe veio me dizer que agora o filho corrige e mostra tudo que devem fazer no trânsito, que ele disse ter aprendido na nossa aula. As crianças têm sido bem participativas, e sabemos que nessa idade é importante fixar ensinamentos nessa faixa de idade, porque marca para vida toda, e é essa a gratificação que sentimos”, finalizou a agente Silvana Peixoto.
Durante o mês de setembro, os atendimentos foram realizados em seis escolas municipais com atendimentos a 518 alunos e a outras seis da rede particular, atendidas através de ofício, onde 936 alunos tiveram a oportunidade de participar do projeto, entre os dias 12 e 29 de setembro. Ao todo, 1.454 alunos receberam orientações do Grupamento Ronda Escolar sobre os cuidados no trânsito.