Durante o lançamento do Fórum Intermunicipal de Envelhecimento Saudável, realizado na manhã desta segunda-feira (9) foi assinado pelo prefeito de Campos, Rafael Diniz, e pela deputada federal e vice-presidente da comissão parlamentar de Envelhecimento Saudável, Cristiane Brasil, um termo de compromisso para que Campos alcance o selo de Cidade Amiga do Idoso. O Fórum, no auditório da sede da Prefeitura, foi o primeiro ato realizado pelo consórcio regional de gestão compartilhada, criado e liderado por Rafael Diniz. A vice-prefeita Conceição SantAnna também participou da solenidade.
— É um manifesto que estamos enviando à Organização Mundial da Saúde, assinando Campos como Cidade Amiga do Idoso e, a partir disso, cumpriremos alguns requisitos para fortalecer o nome da cidade e conseguir investimentos, inclusive internacionais para o município. É um trabalho de quem respeita e entende a importância do empoderamento, do fortalecimento e qualidade de vida dos nossos idosos. E o objetivo desse Fórum Intermunicipal é debater com os municípios a importância do idoso e a garantia do envelhecimento saudável — destaca o prefeito.
A superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim, explica que este é um projeto viabilizado, além da OMS, também pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda segundo Landim, atualmente Porto Alegre é a única cidade brasileira que tem o Selo Amigo do Idoso. “Para obtê-lo, é preciso que sejam desenvolvidos projetos em todas as áreas setoriais de gestão, ações propositivas para o envelhecimento saudável, para que se possa ter uma cidade facilitadora para o idoso viver. Todo o governo do prefeito Rafael Diniz está empenhado neste trabalho”, completa.
A aposentada Célia Aguiar, 69 anos, relata a boa expectativa com os programas desenvolvidos para o idoso na gestão do prefeito Rafael Diniz, e agora com as parcerias apresentadas.
“Nesses últimos 10 meses, muita coisa melhorou para nós, como projetos culturais, atendimento médico, e espero que, com o que nos foi apresentado, melhore ainda mais. É o que acreditamos, porque estão demonstrando boa vontade conosco”, disse.
A deputada federal Cristiane Brasil pontuou a importância do Selo Amigo do Idoso, para melhores condições de vida para os idosos de Campos.
— A OMS diz que o envelhecimento saudável é um processo de otimização de oportunidades para saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. Assim, não se trata apenas de aumentar o tempo de vida das pessoas, mas fazem com que vivam mais e com maior qualidade de vida. É um processo no qual os idosos são os protagonistas, e dizem que melhorias precisam. Será um processo onde a Prefeitura de Campos mostrará quebra de paradigmas de comunicação com o cidadão — declarou Cristiane.
Consórcio integrado - Para o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, a criação do consórcio é fundamental para estabelecer parcerias entre os municípios do interior.
“Hoje em dia, o caminho para que se tenha sucesso com investimentos e parcerias, está neste tipo de consórcio. Penso que, agora, com essa criação, e o apoio da deputada Cristiane Brasil, é hora de buscarmos investimentos para o envelhecimento saudável. Acredito no projeto, e que poderemos sim trazer condições melhores para os idosos”, afirmou.
Participaram também da reunião, representantes das cidades vizinhas São João da Barra, São Francisco, Quissamã, Carapebus, Cardoso Moreira, São Fidélis e Itaperuna. A reunião com representações dessas cidades da região foi parte da primeira ação proposta pelo consórcio regional de gestão compartilhada.