O Dia Nacional do Doador de Sangue será comemorado neste sábado, dia 25 de novembro, e o Homocentro Regional de Campos preparou nesta sexta-feira (24) uma solenidade para lembrar da data. O evento contou com o prefeito Rafael Diniz, que, na ocasião, anunciou que a obra da nova unidade do Hemocentro será retomada em breve. De acordo com o prefeito, após esforços da atual gestão foi possível garantir uma emenda do deputado federal Paulo Feijó no valor de quase R$ 10 milhões, que estava prestes a ser perdida.
— Com uma postura de sempre buscar parcerias, conseguimos assegurar a emenda do deputado Paulo Feijó, destinada para a obra de construção do novo Hemocentro, que estava prestes a ser perdida. Com essa conquista, em breve poderemos retomar essa obra tão importante não só para a população de Campos como também para as pessoas da região, já que aqui atendemos aos moradores da cidade e também de cidades vizinhas — declarou o prefeito.
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro e nesta sexta-feira (24) uma programação especial foi realizada para lembrar a data. Rafael Diniz destacou a importância do ato de solidariedade. “O doador é o grande homenageado do dia. Essa atitude de doar sangue para salvar vidas deve ser exaltada sempre. O trabalho do Hemocentro é de suma importância, mas sem a presença do doador não seria possível a realização dessa tarefa”, comentou.
Emocionada, a diretora do Hemocentro de Campos, Sandra Chalhub, agradeceu aos doadores. “Nada mais justo que homenagearmos os doadores. Em nome de todos aqueles que receberam o sangue doado, eu só tenho a agradecer. Agradecer também aos parceiros do Hemocentro que se dedicam nas campanhas de captação de doadores”, ressaltou ao acrescentar o empenho de toda equipe do Hemocentro.
O auxiliar administrativo Antônio Francisco Tavares, de 53 anos, morador de Morro do Coco, recebeu o certificado de “Campeão de Doação de Sangue”. Ele contou que há 33 anos é doador assíduo. “Doar é o gesto mais importante que tem na vida. Sempre venho doar e sempre incentivo as pessoas da minha comunidade a doarem também. Com essa atitude estamos salvando vidas e doando amor”, disse.
Também foram homenageados os “Campeões na Captação de Doações, que são os parceiros do Hemocentro: os vereadores Abú e Igor Siqueira; o grupo “Um Sorriso de Esperança”, de São Fidélis; Inter TV Planície; Guarda Civil de São Francisco de Itabapoana; Rotary Club de Guarus; Associação de Motociclistas de Campos; Terceira Igreja Batista de Campos; Igreja Universal do Reino de Deus; representantes de São João da Barra, Porciúncula e Miracema, entre outros. A programação também contou com apresentação do Grupo de Canto do HFM e uma mesa de café da manhã.
O Hemocentro - O Hemocentro Regional de Campos funciona no HFM desde 1989, coletando, processando e distribuindo sangue. É o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos dos Goytacazes e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Hemocentro funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h.