Notícia no detalhe
Mais de 22 mil idosos em atividades culturais neste ano
O atendimento foi através de oficinas de violão, coral e artesanato; teatro; animação cultural e tardes dançantes nos equipamentos da Superintendência dos Direitos do Idoso.
A superintendência dos Direitos do Idoso, dentro do Projeto "Cultura e Envelhecimento", que tem como objetivo estimular a memória, cognição, linguagem e estímulo ao acesso às culturas, atendeu de janeiro a dezembro deste ano 22.764 idosos. O atendimento foi através de oficinas de violão, coral e artesanato; teatro; animação cultural e tardes dançantes realizadas em todas as Casas de Convivência.
Além dos atendimentos do projeto, várias comemorações foram realizadas durante o segundo semestre, como o Circuito Junino do Envelhecimento Ativo e o Baile da Terceira Idade, que representam resistências culturais, em que reuniram gerações entre filhos, netos e avós.
— O Circuito Junino, por exemplo, foi extremamente importante, pois quando os idosos eram jovens, essa época de festas juninas, os arraiás eram um acontecimento. Hoje em dia, é quase um ato de resistência cultural e a cultura é um direito inalienável do cidadão que envelhece.
O Circuito Junino teve parceria dos grupos Ascapen, Dirceu Lisboa, Waldo Pessanha, Lírios da Paz, com três dias de festa em todas as Casas de Convivência da superintendência. “Vi essa festa como uma grande conquista deles, pois apresentam suas danças, vendem seus artesanatos, cantam e encantam em uma demonstração inequívoca de cidadania e empoderamento” afirma Heloísa Landim.
O projeto inovador da superintendência foi a criação da Companhia de Teatro Trelelé, que tem o propósito com os idosos de serem os verdadeiros protagonistas de suas histórias, no qual realizam espetáculos de cultura popular durante o ano, como: “O Coronel e o Lobisomem”, reunindo público de 300 pessoas no Teatro de Bolso, em um só dia. Outra apresentação que atraiu um grande público foi o espetáculo “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, no Boulevard Shopping.
Segundo a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, a companhia de teatro Trelelé composta pelos próprios assistidos foi criada por esta gestão, voltando a atenção para a atuação com cognição e linguagens - corporal e oral, através da cultura.
— O projeto inovador faz parte da rede de proteção social para o envelhecimento saudável e ativo, tema da superintendência, que atende, atualmente, aproximadamente 25 mil idosos, no total de cinco casas, entre elas a Casa de Convivência de Dores de Macabu, que encontramos inativa há oito anos, o Centro Dia do Idoso, fechado há oito meses, além da Colônia de Férias do Farol, que também foi reaberta por este governo — conta a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/04/2025 15:27:21 Último dia da Feira do Pescado foi de movimento intenso
- 18/04/2025 11:39:46 Semana Santa: Saúde orienta quanto aos cuidados na compra e preparo de peixes
- 18/04/2025 10:54:14 Centro de Imunização aberto durante os feriados da Páscoa e São Jorge
- 18/04/2025 10:41:55 Peça Teatral de Páscoa emociona idosos do Clube da Terceira Idade
- 18/04/2025 10:34:34 Centro de Monitoramento de Desastres apontam feriadão com temperaturas amenas
Último dia da Feira do Pescado foi de movimento intenso
1804 11h39Semana Santa: Saúde orienta quanto aos cuidados na compra e preparo de peixes
1804 10h54Centro de Imunização aberto durante os feriados da Páscoa e São Jorge
1804 10h41Peça Teatral de Páscoa emociona idosos do Clube da Terceira Idade
1804 10h34Centro de Monitoramento de Desastres apontam feriadão com temperaturas amenas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta