Notícia no detalhe
Superintendência inicia análise de perfil dos idosos
Objetivo é orientar e direcionar as atividades físicas mais adequadas, dentro da política de envelhecimento saudável e ativo. Primeira ação foi realizada no Centro Dia, nesta quarta.
Começou pelo Centro Dia, em Guarus, na manhã desta quarta-feira (21), a coleta de dados de idosos que frequentam a casa, para geração de indicadores de qualidade de vida dos assistidos pela Superintendência municipal dos Direitos do Idoso (SMDI). A intenção é levantar o perfil de cada idoso, para orientar e direcionar as atividades físicas mais adequadas, dentro da política de envelhecimento saudável e ativo da população. No trabalho com cerca de 40 idosos que fazem atividades físicas no local, que será levado às outras Casas de Convivência, foi aplicado o teste de Nahas, do brasileiro Markus Nahas, professor de educação física com especializações em diversas universidades americanas.
— Nesse teste, com base no protocolo científico validado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utilizamos cinco perfis de estilo de vida, analisando os componentes: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamento Social e Controle de Stress. Com base neste questionário, com base em três itens em cada componente, é que definimos o perfil de cada idoso e que tipo de atividade direcionar a ele — explicou a coordenadora da área, Dayana Oliveira.
Ainda esta semana sai o resultado do teste no Centro Dia e na Casa do Parque Tamandaré, onde será feito nesta quinta-feira (22). Para os frequentadores das atividades físicas, a nova medida vai levar ainda mais qualidade de vida a todos. “Sabendo melhor como é o nosso dia a dia eles têm condições de melhorar ainda mais as atividades”, opinou a pensionista Gecilda Pereira de Souza, de 63 anos. “Tudo que eles fazem aqui é sempre para melhorar a vida da gente, então estou achando ótimo”, completou a aposentada Leide Carvalho Ezequiel, 73.
São, ao todo, seis Casas de Convivência no município, que contam com diversas atividades físicas para os idosos, incluindo hidroginástica, alongamento e caminhadas. Em todas, vem sendo realizado um amplo trabalho de revitalização desde o início da atual administração. Na do Parque Tamandaré, por exemplo, no início de 2017 havia apenas 40 idosos inscritos nas atividades. E ao final do ano, já eram 150.
— Inicialmente nós estamos fazendo esse teste com os alunos da atividade física, pelo projeto “60 + Saúde”. Mas vamos iniciar também já, na próxima semana, com os alunos do “Equilíbrio e Queda”, um projeto vitorioso de fisioterapia coletiva do Centro Dia, para então começarmos a comparar os dados — explicou a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/09/2025 15:16:45 Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
- 13/09/2025 12:15:52 Social + Perto 3 anos: Evento com atendimentos dos CRAS e muitos serviços
- 13/09/2025 11:50:00 Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
- 13/09/2025 09:51:41 “Operação Tapa Buracos” realiza serviços no Flamboyant e área central da cidade
- 13/09/2025 09:38:33 “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
1309 08h59Setembro Vermelho: Saúde alerta para a relação entre saúde bucal e o coração
1309 09h10Educação divulga vencedores do Festival Curta Campos na Escola
1309 09h38“Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
1309 11h50Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles