Notícia no detalhe
Superintendência inicia análise de perfil dos idosos
Objetivo é orientar e direcionar as atividades físicas mais adequadas, dentro da política de envelhecimento saudável e ativo. Primeira ação foi realizada no Centro Dia, nesta quarta.
Começou pelo Centro Dia, em Guarus, na manhã desta quarta-feira (21), a coleta de dados de idosos que frequentam a casa, para geração de indicadores de qualidade de vida dos assistidos pela Superintendência municipal dos Direitos do Idoso (SMDI). A intenção é levantar o perfil de cada idoso, para orientar e direcionar as atividades físicas mais adequadas, dentro da política de envelhecimento saudável e ativo da população. No trabalho com cerca de 40 idosos que fazem atividades físicas no local, que será levado às outras Casas de Convivência, foi aplicado o teste de Nahas, do brasileiro Markus Nahas, professor de educação física com especializações em diversas universidades americanas.
— Nesse teste, com base no protocolo científico validado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utilizamos cinco perfis de estilo de vida, analisando os componentes: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamento Social e Controle de Stress. Com base neste questionário, com base em três itens em cada componente, é que definimos o perfil de cada idoso e que tipo de atividade direcionar a ele — explicou a coordenadora da área, Dayana Oliveira.
Ainda esta semana sai o resultado do teste no Centro Dia e na Casa do Parque Tamandaré, onde será feito nesta quinta-feira (22). Para os frequentadores das atividades físicas, a nova medida vai levar ainda mais qualidade de vida a todos. “Sabendo melhor como é o nosso dia a dia eles têm condições de melhorar ainda mais as atividades”, opinou a pensionista Gecilda Pereira de Souza, de 63 anos. “Tudo que eles fazem aqui é sempre para melhorar a vida da gente, então estou achando ótimo”, completou a aposentada Leide Carvalho Ezequiel, 73.
São, ao todo, seis Casas de Convivência no município, que contam com diversas atividades físicas para os idosos, incluindo hidroginástica, alongamento e caminhadas. Em todas, vem sendo realizado um amplo trabalho de revitalização desde o início da atual administração. Na do Parque Tamandaré, por exemplo, no início de 2017 havia apenas 40 idosos inscritos nas atividades. E ao final do ano, já eram 150.
— Inicialmente nós estamos fazendo esse teste com os alunos da atividade física, pelo projeto “60 + Saúde”. Mas vamos iniciar também já, na próxima semana, com os alunos do “Equilíbrio e Queda”, um projeto vitorioso de fisioterapia coletiva do Centro Dia, para então começarmos a comparar os dados — explicou a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/06/2025 17:36:28 Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
- 30/06/2025 16:22:06 SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
- 30/06/2025 16:13:10 Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
- 30/06/2025 16:07:36 Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
- 30/06/2025 15:21:47 Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
3006 16h22SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
3006 16h13Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
3006 16h07Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
3006 15h21Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
2Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Edital para o programa Criança Feliz é publicado
5Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça