Notícia no detalhe
Inclusão Produtiva: 160 alunos aprendem profissão na Padaria Escola
Nova turma, com 40 pessoas, tem aulas iniciadas. Até o final do curso, os alunos vão aprender uma grande variedade de receitas. Todos que concluírem receberão certificados aceitos no mercado de trabalho local.
Com mais 40 alunos, aumentando de 120 em 2017 para 160 este ano, começou esta semana o curso de padaria da Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), na Padaria Escola. São cerca de 40 pessoas em cada uma das quatro turmas, que terão aulas até o final do ano, quando todos receberão certificados aceitos no mercado de trabalho. Coordenado pela gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS, o curso é o mais concorrido entre os oferecidos.
— Se fossem pagar, eles teriam que desembolsar, cada um, mais de R$ 4 mil por esse curso, que aqui é custeado pelo poder público municipal. Por isso todos se empenham ao máximo. É uma chance como poucas de acesso a uma profissão ou ganhar uma renda extra — afirma a gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, Cláudia Gonçalves. “Muitos têm aqui a oportunidade de vencer uma situação de vulnerabilidade social, conseguindo mudar a própria realidade”, destacou a secretária Sana Gimenes.
São seis horas de aula por dia, sendo três pela manhã e três à tarde. Duas turmas frequentam as segundas e quartas-feiras e as outras duas as terças e quintas. Até o final do curso, os alunos vão aprender uma grande variedade de receitas, não apenas de pães, bolos e biscoitos, mas também de salgados de lanchonete, salgadinhos de buffet, pizzas, confeitagem, dentre outras. Alguns apostam em uma vaga no mercado formal de trabalho. Mas muitos querem mesmo é ter o próprio negócio.
— Eu já trabalho com vendas e poderei comercializar meus próprios biscoitos, por isso não quero desperdiçar essa oportunidade — afirmou a dona de casa Vanessa Gomes, de 29 anos. “Tenho um espaço em casa que pretendo transformar em uma pequena fábrica de biscoitos. O sonho de abrir o próprio negócio é antigo”, completou a universitária Tailani Barcelos, de 18.
Neste ano, uma novidade: a direção do curso está incluindo no calendário, aulas ministradas pela coordenadoria do Programa de Segurança Alimentar da própria SMDHS, em parceria com a Faculdade Redentor, que vai ceder estagiários do curso de Nutrição. “Além das noções de higiene pessoal e de manipulação, e de melhor aproveitamento de sobras de alimentos para aumentar o valor nutricional dos produtos, abordaremos também a questão do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, explica a coordenadora de Segurança Alimentar, Danielle Quilici.
Além do curso de Padaria, a gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária administra também os cursos de Costura Criativa (voltada para o artesanato), Cabeleireiro, Manicure e Artesanato. A SMDHS funciona à Travessa Santo Elias, nº 46, no Jardim Carioca. O funcionamento é das 8 horas às 17 horas e o telefone para contato é o (22) 98175-1349 ou 98175-1350.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação