A secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) realizou nesta quinta-feira (11), um mutirão de limpeza no Parque Rio Branco, em Guarus. Em ação conjunta com a superintendência de Limpeza Pública e a concessionária Vital Engenharia, foi realizada a retirada de lixo e entulhos descartados incorretamente no bairro, além da capina e roçada da praça e limpeza da quadra esportiva do bairro.
A ação foi feita em atendimento à solicitação de um morador, em contato com a SMDA.
— Recebemos este pedido e realizamos hoje uma grande ação aqui. Atuamos nas proximidades da praça e da quadra esportiva do bairro, e perto de um canal de drenagem. Fizemos a capina e roçada, mas a principal demanda foi por lixo e entulhos, que estavam sendo descartados de forma irregular. O bairro possui uma área que passa por viabilização para se tornar um Peve (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos), e orientamos que, nesse caso, o material seja levado para o Peve mais próximo, que fica no bairro da Codin – explicou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Nesta sexta-feira (13), a equipe verde, com trabalhos de capina e roçada, dá sequência ao trabalho na avenida Lourival Martins Beda e rua Riachuelo, e ainda na rua Edwiges Rangel, no Parque Leopoldina. No mesmo bairro, a equipe inicia a limpeza de praças, como por exemplo, a da Bananeira. Também nesta sexta (13), o Parque Oliveira Botelho recebe o trabalho da equipe.
Em paralelo a este trabalho, a equipe de inertes, responsável pela retirada de resíduos em geral, esteve no Parque Tarcísio Miranda, e se dirige durante o dia para os bairros do Turf e IPS.
As ações acontecem diariamente pelas equipes junto à SMDA. Durante esta semana, avenidas Presidente Kennedy, 28 de março e Nilo Peçanha, e pontos do bairro do Horto, Flamboyant e Pelinca passaram por limpeza. Para a próxima semana, está prevista a limpeza na José Carlos Pereira Pinto, uma das principais de Guarus.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental pontuou a importância da conscientização e cuidado da população na preservação de seus bairros e colaboração realizada através do contato com os órgãos municipais.
— É essencial que os munícipes nos ajudem a manter a cidade limpa. Precisamos conscientizar ao máximo a população, para que tenha boa vontade de zelar e agir da forma correta com o espaço onde mora. Contamos também com o apoio dos moradores, atuando conosco através de uma linha positiva de contato, nos repassando suas solicitações e demandas para o nosso novo WhatsApp, com o envio de fotos, vídeos e textos, através do número (22) 98168-3515, para que assim possamos solucionar cada questão o mais breve possível – concluiu Leonardo.
A SMDA orienta que, em casos de descarte de entulho, a destinação seja um dos Peves do município. Atualmente, quatro estão em funcionamento: PEVE do Caju (na Av. XV de Novembro ao lado do cemitério do Caju); PEVE Zuza Mota (Av Zuza Mota, 335); PEVE Rui Barbosa (Av. Nossa Sra. do Carmo, próximo à Av. José Alves de Azevedo) e PEVE São Caetano (Av. Anita Peçanha, ao lado do Fit Vivai).
Quem for flagrado descartando irregularmente lixo e entulho nas ruas, fica sujeito a penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Em casos de flagrante no descarte inadequado de resíduos, a população pode contatar também, a Superintendência de Limpeza Pública, através do telefone (22) 98175-1882, para que sejam tomadas as providências cabíveis, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência.