Notícia no detalhe
Prefeito Rafael Diniz lança programa Viva a Ciência e inscrições começam nesta sexta
Inicialmente, o programa municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão, vai disponibilizar 30 bolsas e as inscrições poderão ser feitas até 4 de junho.
O prefeito Rafael Diniz lançou nesta quinta-feira (3), no auditório da Prefeitura, o “Viva a Ciência”, programa municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão. Autoridades acadêmicas e do governo municipal compareceram à cerimônia. O programa foi desenvolvido pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos para valorizar a educação e incentivar projetos que visem o desenvolvimento do município. Inicialmente, serão disponibilizadas 30 bolsas e as inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (04) até 4 de junho de 2018, no portal da Prefeitura.
— Essas bolsas representam um novo paradigma para o município. Esse programa incentiva e investe não somente em Ciência e Tecnologia, mas na Educação, pois é por meio dela que as transformações que desejamos vão acontecer. A cidade não será transformada sem as nossas universidades —, disse Rafael Diniz.
As bolsas disponibilizadas serão oferecidas nas diversas áreas de graduação pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas instaladas no município. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
O superintendente de Ciência e Tecnologia, Romeu e Silva Neto, explicou que no edital constarão cerca de 80 demandas e os projetos deverão ser desenvolvidos pelos alunos com a orientação de um professor e/ou pesquisador. Os 30 selecionados terão direito à bolsa pelo período de um ano.
— Os bolsistas deverão criar projetos para atender às demandas identificadas pelas secretarias e superintendências da administração municipal. O processo é sem burocracia e isento. Esse programa é a mudança de postura a partir da Lei de Inovação —, afirmou o superintendente, ressaltando que esse modelo do programa é inédito na cidade e também visa incentivar a aproximação do poder público com o setor acadêmico.
Os projetos poderão ser submetidos até o início de junho, através de e-mail vivaciência@campos.rj.gov.br. O resultado final, com os projetos selecionados, será divulgado durante a realização do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), a ser realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no fim do mês de junho.
Para a pró-reitora de pesquisa da Uenf, Rosana Rodrigues, investir em Ciência e Tecnologia não é gasto, é comprometimento com o futuro. “Esse programa é arrojado, bem pensado e eficiente. O prefeito Rafael Diniz está de parabéns por essa ação que era desejada há anos pelas universidades locais”.
O “Viva a Ciência” faz parte de um conjunto de ações para promover o desenvolvimento econômico e social, a partir do apoio financeiro e institucional a projetos, empreendimentos e programas voltados à inovação tecnológica, capacitação de recursos humanos, realização de estudos técnicos e de pesquisas científicas, trabalhos de extensão e atividades de apoio ao empreendedorismo, destacadas pela Lei 8.819, recentemente sancionada pelo Prefeito Rafael Diniz e publicada no Diário Oficial no último dia 10 de abril.
Pela Lei, foi criado o Programa Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia, Inovação, Extensão e Empreendedorismo, cuja supervisão será realizada pelo Conselho Gestor do Fundecam, que indicará um Comitê Técnico de Ciência. Com o Comitê, novos projetos poderão ser implementados a partir de estudos de viabilidade já desenvolvidos pela superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, todos com um único objetivo: valorizar a educação e promover o fortalecimento da economia do município.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta