O último dia do 3° Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas foi aberto na tarde desta quinta-feira (7) com palestra do secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto. O evento seguiu com palestras e mesa redonda sobre o Plano Diretor de Campos. Marcando a Semana do Mundial do Meio Ambiente, além de apresentar o diagnóstico referente a produção e coleta de resíduos sólidos urbanos dos últimos anos, o secretário anunciou a reformulação do sistema de Limpeza Pública do município.
— Hoje é o marco zero do processo de intensificação de todo o serviço de Limpeza Pública do Município. Desde o início do dia, há serviços espalhados, praticamente, na cidade inteira. Temos a meta de em 100 dias, a partir de hoje, rodar completamente a cidade. Em 101 dias, começaremos a fase de manutenção destes serviços. Então, daqui a dez meses, as questões relacionadas a Limpeza Pública estarão resolvidas — informou Leonardo.
Durante a palestra, foi citado que Campos é uma das poucas cidades do Brasil que encaminham 100% dos resíduos sólidos coletados a Aterro Sanitário, sendo considerada um exemplo. Também foi ressaltado que a Coleta Seletiva tem crescido nos últimos anos, contado atualmente com quatro cooperativas de coleta. Entre as novas conquistas, está uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil e demolição, que estará ativa nos próximos meses. Leonardo finalizou sua fala expondo vídeos de flagrantes de descartes irregulares de lixo em vias públicas e ressaltou a necessidade de reeducação da população quanto ao assunto.
— Temos vários projetos em funcionamento ou planejamento como os Ecopontos, as Ecopraças, os Bosques Urbanos, a Cooperativa Modelo e a Coleta Seletiva nas Escolas. Precisamos nos conscientizar de nossas responsabilidades como cidadãos para que cenas como as que mostrei aqui não voltem a acontecer. Por diversas vezes, fizemos limpeza em uma via pública durante a tarde e à noite já havia, no mesmo local, grande quantidade de descarte de entulho, material de lanchonete ou lixo domiciliar. Vamos reformular a Limpeza Pública e contamos com o apoio da população — comentou.
O Fórum Municipal de Gestão Ambiental seguiu com a palestra “Ações do Ministério Público Estadual — Tutela de Meio Ambiente” com Maristela Naurath Rebello de Faria, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Campos. O evento também contou com a palestra “Bolsas de Resíduos – PGRS” com a mestra em Engenharia Ambiental Patrícia Fantinatti. O Engenheiro de Produção Andrew Mota Crespo abordou as “Ações e projetos feitos nas escolas como o projeto ‘Reciclando Hábito’”. Ainda nesta quinta-feira, o biólogo e gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA) Júlio Carlos da Silva Júnior apresentou as “Ações desenvolvidas no CEA na parte de reaproveitamento e reutilização — Educação Ambiental”.
Para fechar o 3° Fórum Municipal de Gestão Ambiental, foi montada a Mesa Redonda sobre o Plano Diretor com o doutor em Arquitetura e Urbanismo Luiz de Penedo Quinto Júnior, o doutor em Políticas Públicas Helinho Gomes Filho, o doutor em Gestão e Valoração Urbana Ronaldo de Sousa Araújo, o Doutor em Política Rodrigo Lira, o mestre em Engenharia Ambiental Roger Coutinho e o arquiteto e urbanista Renato Siqueira, responsável pela revisão do Plano Diretor Municipal.
Descarte de Lixo eletrônico — Além do 3° Fórum Municipal de Gestão Ambiental, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi marcada por atividades de conscientização na Praça do Liceu. Parceiro do evento, o Colégio Alpha também participa do evento e disponibilizou um Ecoponto de descarte de lixo eletrônico em suas dependências até esta sexta (8).