Jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, selecionados para as quase 700 vagas oferecidas pelo programa Qualifica Jovem, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), participaram nesta terça-feira (28) da aula inaugural dos Cursos Livres de Qualificação, no Teatro Municipal Trianon. Até o final do ano eles serão qualificados, em diversas áreas para conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho. O presidente em exercício da FMIJ, Fábio Bastos; o secretário de Educação Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari; o gerente de Qualificação profissional da FMIJ e o coordenador do Qualifica Jovem, respectivamente Paulo Marcos Nogueira e Victor Bessa participaram do evento.
“Desde o início do governo Rafael Diniz diagnosticamos, mesmo diante à crise, a necessidade de aprimorar, ampliar e fazer tudo possível para implantar a descentralização do Qualifica Jovem, levando os cursos para o território do nosso público, levando o trabalho para fora do eixo central”, explicou Fábio Bastos. Ele ainda reconheceu que a aula inaugural marcou o primeiro e importante passo para o futuro dos jovens assistidos pela FMIJ. Antes de finalizar, ele agradeceu à presidente da FMIJ atualmente em licença, Suellen André de Souza, por conseguir implantar o programa com o respaldo do prefeito Rafael Diniz.
O secretário de Educação agradeceu pela parceria firmada com a FMIJ, que permitirá o fácil acesso dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aos Cursos Livres de Qualificação, já que algumas escolas municipais onde funcionam a EJA são polos do programa da FMIJ. “Ninguém questiona o mérito de quem concluiu uma maratona. Mas para quem tem algum tipo de limitação, conseguir atravessar uma rua pode significar uma vitória muito maior. Cada conquista neste período de crise profunda no Brasil inteiro é uma vitória muito grande para todos nós. Fazer um trabalho dessa extensão no município exige muito esforço. Parabéns a todos os envolvidos”, ponderou Brand.
Um dos instrutores do Programa Qualifica Jovem Flávio Barreto ministrou uma palestra motivacional para os jovens alunos e deixou a mensagem de que a vitória de cada um advém do próprio esforço. “Vocês podem até ter problemas de percurso. Mas lutem, batalhem e persistam até o fim. Espero por vocês na formatura em dezembro”, concluiu.