A secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Campos está participando do III Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, promovido pela universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. O evento acontece nesta terça-feira (27), quarta-feira (28) e quinta-feira (29) e reúne palestras, mesas redondas e sessões técnicas envolvendo os temas Segurança de Barragem; Gestão de Qualidade da Água; Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, entre outros. A palestra inaugural teve como tema Sustentabilidade Hídrica na Bacia do Rio.
O evento está reunindo cerca de 500 inscritos, entre pesquisadores, secretários e outras autoridades ligadas à área ambiental, que estão acompanhando e apresentando projetos relacionados aos recursos hídricos. “Estão sendo apresentados vários projetos, com a finalidade de mostrar uma captação sustentável e, também, projetos voltados para recuperação de nascentes e áreas degradadas no entorno dos mananciais”, explica o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, lembrando que o Rio Paraíba possui uma extensão de quase mil quilômetros cortando três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
- Está sendo muito levantada a questão do saneamento básico. Tem cidade de Minas Gerais, por exemplo, que tem 600 mil habitantes, e apenas 10% do seu esgoto coletado é tratado Hoje, em Campos, temos quase 500 mil habitantes e 96% do nosso esgoto coletado é tratado. A agência Nacional de Águas (ANA) também está marcando presença, passando as regulamentações e as novas leis que estão tramitando na esfera federal”, informa.
De Campos, participam ainda o diretor/presidente do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes Siqueira; o pró-Reitor de pesquisa, extensão e inovação do IFF-Guarus Campos, Vicente de Paulo Santos de Oliveira; e as engenheiras ambientais da secretaria, Letícia Machado e Verônica Ramos. “Fizemos uma representação muito positiva de Campos, apresentando nossos projetos que estão sendo desenvolvidos no município, em parceria com o IFF, para recuperação de áreas degradadas. Estamos levando nossas experiências e tentando trazer novas práticas e ações com a finalidade de aplicá-las em nosso município”.
- Realizamos várias ações de conscientização junto ao nosso Centro de Educação Ambiental (CEA), como replantio de mudas em suas margens que, ao mesmo tempo, evita a erosão do talude, assim como impede construções irregulares. Realizamos ao longo do ano parcerias com outros órgão e instituições para limpeza e retirada de lixo de suas margens, entre outras ações – informa o secretário.
O simpósio acontece a cada dois anos. A secretaria, junto ao Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, vai entrar em contato com a organização do evento na tentativa de trazer a próxima edição do evento para Campos. “Vamos mandar uma carta de intenção para ver se a gente consegue realizar o evento em Campos para que possa trazer pesquisadores e interessados em tratar da questão de recursos hídricos para que possam ver como tratamos com responsabilidade nossos recursos hídricos, principalmente, do nosso manancial, que é utilizado para o abastecimento de toda a população de Campos, como é o Rio Paraíba do Sul”, finaliza o secretário de Desenvolvimento Ambiental.