Trabalho da Guarda Municipal auxilia terapia de idosos com cães policiais
A ideia surgiu a partir do Projeto “Viva Música”, desenvolvido pela Banda da GCM, onde os animais terão contato com os idosos antes das apresentações musicais
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos inicia nesta sexta-feira (10) um projeto pioneiro na região. Trata-se de levar aos assistidos pela Casa de Convivência do Parque Tamandaré e pelo Asilo Monsenhor Severino, interação com seus cães. O objetivo é ajudar no tratamento e nas atividades diárias dos idosos. A ideia surgiu a partir do Projeto “Viva Música”, desenvolvido pela Banda da GCM, onde os animais terão contato com os idosos antes das apresentações musicais.
— É um suporte emocional, bem-estar para quem passa por um momento difícil. Existem diversos estudos que comprovam benefícios relacionados à interação homem-animal, com melhora da saúde física, mental e emocional de crianças, adultos e idosos que estão sob tratamento, em depressão ou longe de seus familiares — ressalta a médica veterinária Francimara Araújo, responsável pelo canil da GCM.
Os cães da Guarda municipal, selecionados para o projeto, são treinados para atuar por obediência em situações que exigem busca pelo faro, seja de pessoas, armas ou materiais entorpecentes. Os cães do canil da Guarda não são animais agressivos, estão treinados e são acostumados com recompensas em forma de carinho, são animais ideais para interagir com idosos e unidos à música, visam levar entretenimento e melhor qualidade de vida a quem precisa.