A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental promoveu nesta terça-feira (27), uma reunião com objetivo de tratar a reformulação de Plano de Manejo do Parque Estadual do Desengano (PED). A ação foi realizada no auditório do Centro de Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cajaa), teve como parceria o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) e a Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
Durante a reunião, foram levantadas algumas propostas, como a redução da zona de amortecimento da unidade de conservação do Parque do Desengano, além de debater as normas de conservação de uma unidade de preservação, envolvendo o que é proibido, que pode ser permitido, dentre outras questões.
- Essas reuniões técnicas são importantes para que a SMDA entenda as necessidades reais das regiões responsáveis pelo PED. Devido a desatualização do plano de manejo, observamos que há a necessidade de reduzir a área de amortecimento, que futuramente facilitará para novos empreendimentos de uso sustentável sejam feitos, como por exemplo na região de Lagoa de Cima. Entendemos que dará celeridade ao processo de licenciamento do INEA e autonomia ao município - destacou o secretário da SMDA, Leonardo Barreto
Segundo o geólogo e gestor do PED, Carlos Dário de Castro Moreira, outras reuniões foram realizadas nos municípios de São Fidélis e Santa Maria Madalena, que fazem parte da unidade de conservação, a fim de colher sugestões para que seja elaborado um documento que respeitará as especificidades de cada um.
- Começaremos a planejar a revisão do plano de manejo, na qual é um documento fundamental de uma unidade de conservação, onde é feito o zoneamento e que dita as regras de uso. O plano atual encontra-se defasado e não mais atende a realidade do PED. O nosso objetivo foi coletar sugestões preliminares dos atores participantes ou que tenha algum interesse na unidade de conservação. Em setembro uma nova reunião será feita com os atores dos municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena para que as informações coletadas convirjam para o único documento, com base na ciência, técnica e conhecimento da população - informou o gestor do PED, Carlos Dário.
Para o morador do entorno da unidade de conservação do município, e guia turístico autorizado pelo PED, Enos Gama Júnior, de 59 anos, mais conhecido como Tubarão do Imbé, relatou sobre a importância do plano de manejo para que novas áreas sejam exploradas ecologicamente.
- É significativo a participação da sociedade civil nesta reunião, pois assim conseguimos dar sugestões para que nas áreas que não podem ter visitação, sejam autorizadas. Com essa permissão, por meio da reformulação do plano de manejo, conseguiremos coibir as atividades ilegais dentro do PED - contou o Tubarão do Imbé.
A reunião contou com a participação do diretor do Departamento de Turismo de Campos, Hans Muylaert; o superintendente adjunto de Limpeza Pública, Eduardo Carvalho; o subsecretário da SMDA, Carlos Ronald Areas; o diretor de Fiscalização da SMDA, Roger Coutinho e o vereador Genásio.