Mais de 60 empresários de Campos participaram, na noite desta quarta-feira (19), de capacitação gratuita promovida pela Prefeitura de Campos sobre Pregão Eletrônico e ministrada pelo advogado e consultor Felipe Ansaloni. Na parte da manhã, a mesma temática foi abordada para servidores municipais, após abertura feita pelo prefeito Rafael Diniz, no auditório da prefeitura.
O especialista destacou para os empresários, a necessidade de todos se preparemo para o novo ambiente de vendas para o poder público, a ser utilizado em todo o país, já em implantação pela Prefeitura de Campos. Ele lembrou que no início de junho próximo, todas as prefeituras terão que utilizar a modalidade pelo menos na utilização de verbas federais nas compras. E enumerou as vantagens do sistema.
- A rapidez, economia e transparência são algumas das grandes vantagens nesse sistema, pois as vendas ao poder público são feitas pela internet, em uma disputa em que os participantes não aparecem um para o outro como razão social, mas como vendedores 1, 2, 3, 4 e 5. A Prefeitura de Campos está de parabéns pela iniciativa de promover a capacitação do empresariado local e atrair tanta gente aqui no auditório, a esta hora da noite - ressaltou o palestrante.
Felipe Ansaloni lembrou que a implantação do Pregão Eletrônico no país vai cumprir Decreto Federal de 2005, regulamentado por Decreto Federal e também por Decreto Municipal em Campos. "Aconselho aos empresários entrar no sistema e irem se familiarizando com o ambiente, que amplia em muito as possibilidades de venda para o setor público não apenas em sua cidade e região, mas para todo o país", afirmou o consultor, orientando a todos como entrar e se cadastrar nos sites específicos.
Os empresários aplaudiram ao final da palestra e elogiaram a iniciativa. "A Prefeitura está de parabéns por essa esclarecedora palestra, que nos dá uma visão bastante ampla em relação ao tema, principalmente sobre a economicidade desse sistema. Gostei muito", afirmou o empresário Igor Rangel. "A capacitação foi excelente e foi um primeiro passo para preparar a todos nós para os novos desafios de realizar negócios com os entes públicos", completou o também empresário Tiago Alves.