Localizadas em diversos pontos do município, equipes estão atuando na manutenção com capina, limpeza e orientação para o descarte adequado de entulhos, óleo de cozinha, eletrônicos e recicláveis. Nesta quarta-feira (23), equipes de limpeza atuaram nos arredores do Hospital São José, Hospital Geral de Guarus e ainda esta semana foram atendidos locais como Praças São Gonçalo e São Benedito, em Goitacazes; Praça de São Sebastião; Praça de Poço Gordo; Praça Santo Antônio, no Jardim Carioca; entre outros. A coleta de resíduo domiciliar também segue sendo feita.
- Nos últimos dias nossas equipes também passaram por Campo Limpo, Mussurepe e, em parceria com a Arteris, também fizemos o trevo de entrada da cidade, no entorno do Shopping Boulevard, entre outros. Estamos em diversos pontos fazendo o trabalho de limpeza e orientando sobre as práticas adequadas de descarte dos diversos resíduos- destacou o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Augusto Siqueira.
Nas últimas semanas, as equipes da superintendência passaram, ainda, pela região central de comércio, inclusive na Avenida José Alves de Azevedo; na Rua Pero de Gois (Parque Tamandaré); Rua das Palmeiras; prédios municipais da Penha, Parque Jardim Maria Queiroz, Parque Dom Bosco e Conselheiro Thomás Coelho, além do Parque Tamandaré.
Descarte adequado- A prefeitura de Campos segue disponibilizando alternativas para o rejeite adequado de itens como entulho, recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado. Embora o descarte irregular seja crime passível de multa, de acordo com a Lei Municipal 8.232/2011, a cidade ainda sofre com o hábito do descarte inadequado. Para denúncias, é possível entrar em contato pelo telefone (22) 98175-0207 e pelo whatsapp (22) 98175-1888.
Óleo de Cozinha — O descarte de óleo vegetal usado deve ser feito a partir de agendamento e são cinco opções de pontos de entrega. É só ligar para o Horto Municipal, no (22) 98175-0109 ou para o Centro de Educação Ambiental (CEA), no (22)98175-1534. Para descarte na Superintendência de Limpeza Pública ou no Jardim São Benedito, o número é o mesmo, o (22) 981751882. Nesses quatro pontos, a cada dois litros de óleo entregues, o doador recebe um detergente. Também é possível fazer o descarte no Ecoponto da Penha, que recebe ainda recicláveis em geral, como vidro, plástico e papelão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento e o funcionamento é de segunda a sexta, de 6h às 19h.
Lixo Eletrônico — Também há destino correto para o lixo eletrônico e são três os pontos disponíveis. Durante a pandemia, é necessário agendamento. Para descartar no Horto, o número é o já citado (22) 98175-0109, assim como no CEA, o (22) 98175-1534; e na Limpeza Pública, pelo (22) 981751882. O Horto e o CEA também recebem recicláveis comuns, como garrafa PET e embalagens de alimentos (estilo Tekpak). Neste caso, o contribuinte recebe em troca uma muda de planta.
Entulho — Para entulhos produzidos em Campos, são oito opções de destinação e não é necessário agendamento. Diariamente, 24h, a prefeitura conta com o Peve Caju , (Av. XV de Novembro, ao lado do cemitério do Caju) o Peve Zuza Mota, (Av. Zuza Mota, 335), o Peve Rui Barbosa (Av. Nossa Senhora do Carmo, próximo à Av. José Alves de Azevedo), o Peve São Caetano (na Av. Anita Peçanha, ao lado do Fit Vivai) e o Peve Julião Nogueira (Rua Wilson Amaro de Freitas). Com funcionamento de segunda a sábado, das 6h às 19h, há o Peve Flamboyant, (Rua Raul Escobar, no prolongamento da Formosa S/N); Peve Farol de São Thomé (Rádio Velho, na rua atrás da Escola Municipal de Farol) e o Ecoponto Penha, na Avenida Newton Guaraná, S/N.