Após se reunir em março com o secretário estadual de Trabalho e Renda do Rio, capitão Paulo Teixeira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, viabilizou a vinda a Campos da coordenadora técnica do Sistema Nacional de Emprego (Sine/RJ) e da Casa do Trabalhador no Estado do Rio, Marluce Lopes, para treinamento de dois dias da equipe da Subsecretaria de Qualificação e Emprego. O Sine e a Casa do Trabalhador são dois instrumentos de fomento ao emprego.
“Estivemos em março com o secretário estadual e vimos uma possibilidade de trazer para Campos estes dois importantes instrumentos de fomento ao emprego. Estamos muito felizes porque o treinamento é mais um passo para que, em breve, possamos oferecer estes serviços a nossa população. Através do Sine, por exemplo, os campistas terão acesso ao maior banco de dados de emprego do país e isso será muito importante para Campos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida.
Durante os atendimentos presenciais, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através dos vários serviços oferecidos nos altos da Rodoviária Roberto Silveira atendia, em média, 200 pessoas por dia. Os órgãos de fomento à economia atuam de forma integrada no espaço. Além do Fundecam, também estão ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as Subsecretarias de Turismo; Qualificação e Emprego; Petróleo, Gás e Inovação Tecnológica; de Concessões e Parcerias Público Privadas, além do Programa de Microcrédito e Casa do Empreendedor.
“O Sine é o maior portal de emprego do país, com sistema integrado e que é procurado por grandes empresas para disponibilizar vagas de trabalho. A partir desta capacitação, teremos um braço do Sine em Campos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. Através do Sine, teremos este grande banco de dados”, disse o subsecretário de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust, acrescentando que o município cumpriu todas as exigências do órgão.
Um dos participantes do treinamento foi Léo Dubary, que aprovou a iniciativa. “Foi um treinamento excelente, bem detalhado. Além de definir as funções do Sine e da Casa do Trabalhador, também informou sobre cadastros no sistema e serviços que poderão ser oferecidos”, explica Léo, ressaltando que também está inserido pelo Sine a plataforma Trabalha Brasil, onde a própria pessoa pode inserir seus dados. A Subsecretaria de Qualificação e Emprego tem à frente Eduardo Pozitivo.
SINE E CASA DO TRABALHADOR - O Sine/RJ é uma política pública, criada em 1975 pelo Governo Federal, através do decreto n° 76.403, com o objetivo de abrir as portas do emprego formal para milhares de brasileiros. Em 2018, iniciou um processo de reformulação. No Estado do Rio de Janeiro, a gestão do SINE é feita pela Secretaria de Trabalho e Renda, sob a coordenação e supervisão do Ministério da Economia.
A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2013, através da Lei nº 6.611/2013, com o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.