Notícia no detalhe
Terrenos baldios lideram reclamações do plantão fiscal
Os terrenos baldios acumulando lixo e mato estão entre as principais reclamações que chegam à Coordenadoria de Fiscalização de Posturas de Campos, através do plantão fiscal. Segundo o coordenador, Francisco Balbi, o abandono de áreas sem construção é facilitado pela dificuldade de localização do dono. De acordo com Balbi, na maioria das vezes, com a impossibilidade de localização ou identificação do proprietário, os avisos são feitos por meio de edital.
- Existem proprietários que já foram notificados por meio da publicação em Diário Oficial cinco, seis vezes. Há também os que são notificados, mas preferem ser multados a cercar sua propriedade - informa o coordenador, acrescentando que está sendo analisada a proposta de mudança no código de Postura - , explicou Balbi.
Enquanto o Código de Postura não sofre alteração, havendo a denúncia de terreno baldio, um boletim é aberto e um fiscal vai ao local para levantar a situação. Verificado o abandono do terreno e a necessidade de limpeza, o órgão inicia a localização do proprietário, através de vizinhos do imóvel ou pelo cadastro do IPTU. Feita a notificação, o proprietário tem um prazo de 10 dias para a limpeza do terreno e 30 dias para providenciar o fechamento dele, se necessário. Em caso de descumprimento, é aplicada multa que pode variar de 20% a três vezes o valor do salário mínimo nacional.
- Se com o espelho do IPTU não encontrarmos o endereço para encaminharmos a notificação, recorremos então à publicação de edital no Diário Oficial.Quando há a reincidência, além da multa, encaminhamos à Secretaria de Serviços Públicos o pedido de limpeza do terreno. É importante lembrar que a limpeza de terrenos particulares não é de responsabilidade da prefeitura , mas um trabalho que cabe ao proprietário - , destacou Balbi.
Plantão fiscal – Desde 2009, funcionando 24 horas, é através do plantão fiscal que a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas recebe denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Através do telefone 2723-3781, a população pode fazer contato com o órgão, que também atende a denúncias anônimas. “Como são ações de interesse público, não temos sofrido com informações falsas. Pelo contrário, a população tem colaborado muito com o nosso trabalho”, ressaltou Balbi, acrescentando que um fiscal fica de plantão na sede do órgão e, acionado pelo telefone, encaminha a reclamação para uma equipe na rua, que se dirige ao local e verifica o problema.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento