Notícia no detalhe
Obras do Museu avançam no segundo piso
As delicadas obras de recuperação e restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu de Campos, na Praça São Salvador, estão em estágio avançado no segundo pavimento, inclusive os trabalhos em madeira. A restauração do prédio é uma demonstração da preocupação do governo municipal com a preservação do patrimônio histórico do município.
Os trabalhos aceleraram depois que a Prefeita Rosinha Garotinho, no ano passado, visitou o local e providenciou licitação para realização das obras de recuperação da estrutura interna, além de restauração de paredes e detalhes finais de acabamento, como cobertura especial de pinturas artísticas nas paredes, que é a parte mais delicada da restauração, e que revela dados com parte da história de Campos. As intervenções na parte superior do prédio estão bastante adiantadas, inclusive a preparação da estrutura para receber a instalação do elevador.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, ressalta a importância dos investimentos para a instalação do museu histórico. Ele destaca que a pintura artística do prédio é um achado histórico, descoberto a partir da raspagem das camadas de tintas antigas feitas no prédio construído no final do Século XVIII. Depois de ser moradia do Visconde de Araruama, no século XIX, o prédio já abrigou a sede da prefeitura, a Câmara de Vereadores, a biblioteca municipal e a Secretaria de Fazenda.
- O conjunto arquitetônico da área central de Campos já foi tombado há muito tempo e precisa de sensibilidade e vontade política para iniciar obras de recuperação. Afinal, são casarões, solares que contam a história de Campos e a recuperação deste prédios seculares é preservar a memória do povo campista - informa o secretário.
Um dos destaques da recuperação da parte de madeira é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, o piso e parte interna do solar no segundo piso. “Depois de realizadas as obras, vamos discutir com a sociedade civil organizada, com museólogos e com o apoio do Iphan que tipo de museu a população campista pretende ter na nossa cidade. Discutiremos isso com uma reserva técnica e decidiremos se o museu será um Café Concerto, Livraria ou de Acervo Histórico”, anunciou Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















