Notícia no detalhe
Obras do Museu avançam no segundo piso
As delicadas obras de recuperação e restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu de Campos, na Praça São Salvador, estão em estágio avançado no segundo pavimento, inclusive os trabalhos em madeira. A restauração do prédio é uma demonstração da preocupação do governo municipal com a preservação do patrimônio histórico do município.
Os trabalhos aceleraram depois que a Prefeita Rosinha Garotinho, no ano passado, visitou o local e providenciou licitação para realização das obras de recuperação da estrutura interna, além de restauração de paredes e detalhes finais de acabamento, como cobertura especial de pinturas artísticas nas paredes, que é a parte mais delicada da restauração, e que revela dados com parte da história de Campos. As intervenções na parte superior do prédio estão bastante adiantadas, inclusive a preparação da estrutura para receber a instalação do elevador.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, ressalta a importância dos investimentos para a instalação do museu histórico. Ele destaca que a pintura artística do prédio é um achado histórico, descoberto a partir da raspagem das camadas de tintas antigas feitas no prédio construído no final do Século XVIII. Depois de ser moradia do Visconde de Araruama, no século XIX, o prédio já abrigou a sede da prefeitura, a Câmara de Vereadores, a biblioteca municipal e a Secretaria de Fazenda.
- O conjunto arquitetônico da área central de Campos já foi tombado há muito tempo e precisa de sensibilidade e vontade política para iniciar obras de recuperação. Afinal, são casarões, solares que contam a história de Campos e a recuperação deste prédios seculares é preservar a memória do povo campista - informa o secretário.
Um dos destaques da recuperação da parte de madeira é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, o piso e parte interna do solar no segundo piso. “Depois de realizadas as obras, vamos discutir com a sociedade civil organizada, com museólogos e com o apoio do Iphan que tipo de museu a população campista pretende ter na nossa cidade. Discutiremos isso com uma reserva técnica e decidiremos se o museu será um Café Concerto, Livraria ou de Acervo Histórico”, anunciou Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento