A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, continua sendo aplicada para as pessoas que ainda não se vacinaram nesse ano. A partir desta sexta-feira (17), a imunização acontece, enquanto houver estoque, em 15 postos, sendo que na sede da Secretaria Municipal de Saúde é exclusivo para gestantes e puérperas. Já no o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também são vacinadas crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos são por livre demanda.
A vacina estará disponível para toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização acontece das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira. A pessoa deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
De acordo com a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), que as poucas doses enviadas pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (15), foram distribuídas para o máximo de postos, de forma que a vacinação alcance o maior número de pessoas possíveis em toda parte do município. A vacina Influenza que está sendo aplicada este ano protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no Estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin.
“Embora a atual cepa predominante (H3N2 / Darwin) será incluída na vacina da próxima campanha, quem não se vacinou ainda deve, sim, ser vacinado. Existe um fenômeno conhecido como mismatch que é o desencontro da cepa da vacina com a cepa circulante. Em especial este ano isso ocorreu dado à baixa cobertura vacinal, que permitiu o aparecimento desta variante, entretanto, a vacina que está disponível no SUS irá ajudar parcialmente na resposta imunológica do paciente em caso de infecção, evitando casos graves e internações pela doença, em especial, as pessoas que são fatores de riscos como grávidas, imunodeprimidos e crianças pequenas”, explica o subsecretário Charbell Kury.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explicou que a imunização é uma das ferramentas para a redução do número de casos decorrentes de infecções respiratórias, incluindo a gripe. Segundo ele, embora tenha ocorrido um aumento do número de casos da gripe causada pelo vírus Influenza A (H3N2) no país e na cidade do Rio de Janeiro, não há casos confirmados em Campos.
"Temos registrado quadro gripal no município, mas não de Influenza. A vacina reforça a imunidade e ajuda a desafogar os serviços de saúde”, disse o médico, ressaltando que a vacinação será por livre demanda, ou seja, não haverá distribuição de senha. "Chegou, tomou", pontuou Rodrigo Carneiro.
LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
CIDADE DA CRIANÇA – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
PÚBLICO EM GERAL:
CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS
UPH DE TRAVESSÃO
UBS DA PENHA
UBSF ALDEIA
UBS TÓCOS
UBSF PARQUE IMPERIAL
UBSF PONTA GROSSA
UBSF BALEEIRA
UBSF SANTA CRUZ
UBSF CONSELHEIRO JOSINO
UBS SATURNINO BRAGA
UPH SANTO EDUARDO
UBSF MORRO DO COCO