A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, desenvolveu ao longo de 2021 uma série de ações visando garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito. Três programas, —, Clube do Dentinho Saudável, Acolher para Sorrir e o Programa de Atendimento Odontológico Domiciliar (PAOD) —, foram de extrema importância para alcançar esses objetivos.
Com atendimento voltado para crianças e adolescentes das escolas e creches municipais, além das instituições e casas de acolhimento da Prefeitura, que ocorreu de forma online e presencial após a fase híbrida, o programa Clube do Dentinho Saudável realizou 4.887 procedimentos de janeiro a novembro deste ano. Também foram firmadas novas parcerias, entre elas, com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Subsecretaria de Posturas, Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e Programa de Atendimento a Pacientes com Rinite e Asma (Proapar).
Qúezia Alvarenga Ribeiro, 30 anos, elogiou a atenção que a filha Vitória, de 11 anos, recebeu da equipe do Clube do Dentinho Saudável, quando a mesma esteve no Parque Nova Canaã. “Após o primeiro atendimento, ela foi encaminhada para o Centro de Saúde, onde passou a fazer o tratamento dentário. Agora, meu filho de 7 anos, é quem está recebendo acompanhamento do programa”, disse ela, destacando que tanto os profissionais do Centro de Saúde, quanto do Dentinho Saudável, são bem atenciosos. O Centro de Saúde funciona no prédio anexo ao da secretaria de Saúde.
Uma das supervisoras do Dentinho Saudável, Conceição Luísa Santos, explicou que houve ampliação dos serviços a partir de uma odontologia curativa, visando unir promoção, educação e prevenção de saúde bucal, com a técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que permite a realização de procedimentos clínicos mais simples e possíveis de serem feitos fora do consultório odontológico. “Com isso, buscamos reduzir as filas e a demanda por procedimentos menos complexos nas unidades de saúde. A ida aos postos acontece apenas em casos mais avançados das doenças bucais”, disse.
ACOLHER PARA SORRIR- O projeto tem por objetivo oferecer atenção à saúde bucal de crianças e adolescentes institucionalizadas em regime de acolhimento, mantidas pela Fundação Municipal da Infância e Juventude, que são a Aconchego, Casa do Pequeno Jornaleiro, Cativar, Conviver, Despertar, Lara, Portal da Infância e Renascer.
No ano de 2021, sob a coordenação do assessor chefe do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, o projeto foi ampliado, atendendo não somente aos oito acolhimentos, mas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I), em Guarus, Educandário São José Operário e Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), totalizando de janeiro a novembro, 558 atendimentos, com uma média de 56 atendimentos/mês. O atendimento consiste em visitas regulares previamente agendadas e em concordância com as respectivas gerências das instituições.
A supervisora do projeto, Adriana Padilha, destacou que ao longo do trabalho houve melhoria da condição de saúde bucal em relação à diminuição do biofilme, cárie dentária e gengivite. “O atendimento nas próprias instituições, seguindo todos os protocolos de assepsia e esterilização, tem ajudado a reduzir a ansiedade e o medo, promovendo, assim, a eficácia da intervenção odontológica de forma leve, descontraída e menos traumática para as crianças, criando o hábito de higiene bucal”, explicou ela.
Os procedimentos preventivos são: aplicação de flúor, orientação de higiene oral e os procedimentos curativos realizados através do TRA com cimento de ionômero de vidro e extrações e remoção de tártaro. Havendo necessidade de procedimentos eletivos mais complexos, as crianças e adolescentes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Saúde. Até novembro foram encaminhadas 41 crianças para a realização de exodontias de dentes permanentes, tratamento de canal, ortodontia, periodontia e restaurações complexas.
A gerente do Acolhimento Renascer, Fátima Suely Luiz Barreto, disse que o Acolher para Sorrir é de extrema importância para as crianças. “Elas gostam bastante quando a equipe vem aqui. Ficam atentas às orientações que são passadas. Além disso, a equipe é muito dedicada com nossas crianças e acima de tudo carinhosa. Agradecemos a parceria de sempre e a todos os profissionais envolvidos”, afirmou Fátima.
PAOD – Por meio do Programa de Atenção Odontológica Domiciliar (PAOD), a secretaria de Saúde desenvolve uma importante ação de prevenção e orientação em saúde aos pacientes acamados e impossibilitados de locomoção do município de Campos. Segundo o supervisor do PAOD, Rodrigo Machado, o atendimento é feito por duas equipes de dentistas após solicitação encaminhada ao Departamento de Odontologia pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Durante todo o ano de 2021, o PAOD realizou 278 atendimentos e 2.346 procedimentos.
Rodrigo explicou que o objetivo do PAOD é promover a saúde bucal, prestando um atendimento humanizado e que respeita a condição médica do paciente. “A partir desse atendimento, o acesso ao tratamento odontológico é perpetuado. Além disso, ajudamos a reduzir situações de infecção de ordem geral, pelo Controle de Saúde Bucal, que é promovido pelas equipes”, disse ele, destacando que os profissionais também dão suporte e orientação preventiva e odontológica aos familiares e equipe de apoio a esses pacientes. O atendimento é feito na residência do próprio paciente.