Notícia no detalhe
Autoridades de segurança visitam as obras do Porto do Açu
A Coordenadoria Municipal de Segurança e Ordem Pública, além de representantes da segurança pública em geral, foram recebidos por representantes da LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, nesta segunda-feira, (11), em São João da Barra. A visita às obras de construção do Porto do Açu foi solicitada pelo Coordenador de Segurança e Ordem Pública de Campos, Alcemir Pascouto, de forma integrada com demais órgãos de segurança.
- Nosso objetivo é conhecer melhor toda a dimensão do projeto, prever o desenvolvimento e traçar medidas de segurança para o futuro próximo. Tudo indica que teremos uma explosão do crescimento populacional e temos que nos preparar para isso - disse o coronel.
Na oportunidade, as autoridades conferiram o andamento das obras do empreendimento, além de estreitar o relacionamento com representantes da empresa responsável pela construção do empreendimento. O delegado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maurício Samet, deixou clara a preocupação com a segurança diante do empreendimento. No encontro, as autoridades solicitaram mais informações sobre o impacto populacional para que possam acompanhar o desenvolvimento e se programar para o crescimento.
- Esta é minha primeira visita ao Porto. Tínhamos que ver de perto esse projeto para poder nos preparar para o futuro que já está batendo a nossa porta - disse.
O superporto do Açu, que se posicionará entre os três maiores complexos portuários do mundo, está com as obras adiantadas e tem previsão de início de operação no 2º semestre de 2012. Hoje, 2.250 funcionários trabalham na construção do empreendimento, sendo 70% moradores de Campos e São João da Barra. A previsão é que, até 2025, cerca de 50 mil novos empregos diretos sejam gerados com o Porto.
Estiveram presentes na visita, os responsáveis na região pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Campos, Polícia Militar e Exército Brasileiro.
Sobre a LLX - A LLX foi criada em março de 2007, com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente, no setor portuário. Seus empreendimentos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo. Atualmente a empresa desenvolve o superporto do Açu, em São João da Barra.
O superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com área total de 90 km², profundidade inicial de 21 metros (com expansão para 26 metros) e capacidade para receber navios de grande porte. Ele contará com dois conjuntos de terminais: TX 1, correspondente aos terminais offshore com uma ponte de acesso de cerca de 3km de extensão já concluída. e TX 2 , terminal em torno do canal interno de navegação com 3,5km de cais, 300m de largura e até 18m de profundidade.
O TX1 contará com nove berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2 contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito, além de granéis líquidos, carga geral e veículos. A previsão é que o superporto do Açu movimente 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os três maiores complexos portuários do mundo.
No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito). A LLX já possui cerca de 70 memorandos de entendimento (MOUs) em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu.
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