Notícia no detalhe
Campos Luz faz descarte ambiental de mais de 10 mil lâmpadas
A Campos Luz realizou nesta terça-feira (26), o descarte ambiental de mais de 10 mil lâmpadas de várias potências e formatos, recolhidas na área urbana e rural, por estarem queimadas ou defeituosas. Esse foi o primeiro descarte do ano e todo o material, já triturado e embalado, será reutilizado e aplicado na elaboração de novos materiais, como espelhos, termômetros, corantes e medicamentos, entre outros, pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Tecnologia -Idéias Cíclicas- e Naturalis, parceiras no projeto de descarte ecologicamente correto do produto e de seu reaproveitamento, em forma de fabricação de blocos de cimento e piso.
A preocupação com a segurança da população é o fator determinante para a escolha deste tipo de descarte, segundo Sandro Sanches, diretor da Inova Luz. “No ano passado fizemos o primeiro descarte ao percebermos a gravidade da situação, já que a lâmpada descartada de forma errada é altamente nociva ao ser humano, pois solta de seu filamento um vapor tóxico, que pode provocar doenças”, assinala.
Com o processo de eficientização da iluminação, o material já não é mais jogado no aterro sanitário e não corre o risco de poluir a terra, da mesma forma que também não causará danos a água nem aos animais. “Tínhamos uma grande preocupação com a questão ambiental e isso foi solucionado com esta forma de descartarmos essas lâmpadas”, observa Sandro.
O manuseio de lâmpadas, de modo geral, pode provocar vários problemas de saúde, como irritações nos olhos, na pele e nas vias respiratórias, sendo recomendado para cada caso: lavar imediatamente a área afetada; lavar com água e sabão e tomar ar fresco em caso de inalação do vapor. Se houver ingestão do vapor pela boca, ela deve ser bem deve enxaguada, apenas com água.
Feito por técnico equipado, segundo as regras de segurança no trabalho, o descarte teve apenas a etapa inicial feita no depósito da Campos Luz com a separação das lâmpadas incandescentes e fluorescentes e a trituração das primeiras. “O que as diferenciam é basicamente que a incandescente tem sódio entre seus componentes e esquenta com o uso prolongado. Já a fluorescente tem filamento de mercúrio e é considerada fria”, explica Antonio Oliveira, técnico da Cíclicas, que veio do Rio para acompanhar o trabalho.
Ele informa que vários municípios do estado do Rio estão também realizando o descarte ambiental e há projetos em andamento visando a conscientização da população, como do incentivo da troca da lâmpada velha por uma nova feita pela Ampla com cidades como São Gonçalo.
Pelo planejamento da Campos Luz, o projeto Brilha Campos, que visa promover melhorias na iluminação pública da cidade, tem atingido o objetivo de fazer a troca das lâmpadas de mercúrio pelas de sódio. “Restam agora somente cerca de 6 mil pontos de iluminação, sendo que toda a Campos conta com 43 mil pontos. Isso fará com que a iluminação fique ainda melhor e com maior durabilidade”, comemora Sandro.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda