Notícia no detalhe
Educação nas comemorações dos 41 anos do Parque Desengano
A Secretaria Municipal de Educação participou entre os dias 13 e 17 deste mês dos eventos comemorativos do aniversário de criação dos 41 anos do Parque do Desengano, através do PED Cidadania – Educação Ambiental na área do Parque do Desengano – que incluiu professores municipais das disciplinas de geografia, ciências e história entre outras, além de professores convidados do IFF , da Uenf e de escolas particulares nas ações realizadas, como palestras e aulas de campo, além de passeio ciclístico e a realização de várias dinâmicas com as comunidades quilombolas localizadas naquela região.
Criado há cerca de dois anos na Educação, o PED Cidadania realiza um trabalho de envolvimento dos profissionais da área acadêmica visando a mobilização e a conscientização para ações de preservação do meio ambiente junto aos estudantes, a partir da visão de que eles tornam-se naturalmente divulgadores e multiplicadores das ações. Segundo Eleonora Aguiar, que atua no PED e preside o Conselho do Parque do Desengano, em Campos, vem sendo feito um grande esforço no sentido de dar mais visibilidade ao parque.
- Temos feito várias ações nesse sentido buscando fazer com que os campistas reconheçam no Parque do Desengano uma unidade de preservação que possui uma riqueza enorme e já existem muitas pesquisas científicas sobre a área que embasam a sua necessidade de se tornar sustentável. Porém, para que esse fato aconteça, é imprescindível a participação da comunidade que, antes de tudo, deve reconhecer sua importância - , destaca Eleonora, observando ainda que, de outra forma, o parque pode ficar à mercê de ações predatórias contra o ecossistema e os animais.
Sobre o Parque - Criado em abril de 1970, o Parque do Desengano possui 22 mil e 400 hectares e está localizado entre os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, onde fica a sede administrativa e o Centro de Visitantes. Embora mais de 60% do parque esteja em Campos, a única via de acesso ao interior do parque é pelo município de São Fidélis, que tem o apoio do Inea (Instituto Nacional do Ambiente). Último remanescente contínuo da Mata Atlântica em toda a região Norte e Nordeste do Estado Rio de Janeiro, o Parque Estadual do Desengano possui Plano de Manejo e Plano Diretor, além de Programa de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















