Notícia no detalhe
Famílias saem da Lagoa do Sapo para o Morar Feliz
As secretarias municipais de Defesa Civil e de Família e Assistência Social deram prosseguimento à remoção de moradores de áreas de risco ontem (quarta-feira, 11). Cinquenta e oito famílias da Comunidade Lagoa do Sapo, no Parque Santa Rosa, foram retiradas dos imóveis às margens da lagoa que dá nome ao local e levadas para o Conjunto Habitacional Eldorado I do Programa Morar Feliz. A demolição das residências, situadas às ruas Soldador Salvador Rosa e Genário Bastos, foram iniciadas à tarde. Pela manhã, foi concluída a demolição de outros 206 imóveis situados às margens da BR-101 (Campos-Vitória) na altura da Tapera e do Jardim Aeroporto, desocupados na segunda (09) e terça-feira (10).
Vítima de um glaucoma, a idosa Eli Alonso de Souza, 86 anos, foi uma das primeiras a receber a chave da nova casa no Eldorado I. Com deficiência visual e a locomoção lenta devido à idade e à labirintite, Eli, que por oito anos morou na Lagoa do Sapo, foi contemplada com uma casa adaptada para portadores de necessidades especiais. Para sua filha, a doméstica Angélica Alonso de Souza, 43, a estrutura vai facilitar a vida da idosa. “Na antiga casa, eu precisei improvisar uma barra no banheiro com um pau para auxiliar a locomoção dela e lá também o quarto era escuro, dificultando que ela visse, sequer, vultos”, contou a doméstica, que vai morar numa casa ao lado da recebida por sua mãe. “Vou poder continuar cuidando dela”, comemorou.
Mãe de Mateus Paes Elias dos Santos, 14, e Milena Paes Elias dos Santos, 13, Aliete Paes Elias, 36, fez questão de entrar de joelhos na nova casa. A atitude foi a forma de agradecer a Deus por realizar o sonho da casa própria depois de quatro anos sofrendo com as inundações provocadas pelo transbordamento da Lagoa do Sapo. Desempregada, ela agora só deseja voltar a trabalhar e comprar móveis novos. “Gostei muito da minha casa nova”, disse emocionada.
Cansada de ver os móveis serem estragados pelas inundações, Ervalda Falcão Batista, 23, e a pequena Ana Luísa Falcão, dois anos, deixaram para trás três anos de uma vida na casa à margem da Lagoa do Sapo. “Enchia tudo de água e minha filha teve até pneumonia. Agora vai melhorar muito, porque não vamos ter mais enchente”, destacou Ervalda.
Assim como Ervalda, a dona de casa Patrícia Ferreira Caetano, 23, e o marido, o desempregado José Leonardo Rangel Barbosa, 31, perderam móveis e convivem com a bronquite do filho, José Miguel Caetano Rangel Barbosa, de pouco mais de um ano. “Além da lagoa que transbordava, o chão e as paredes eram úmidas e estragavam meus móveis. Agora na casa nova, vou limpar tudinho, ter tudo direitinho e um quintal sem lama e limo. Meus filhos vão ter um lugar melhor e mais tranquilo pra crescerem”, salientou Patrícia, mãe também de Camila Caetano Pedrosa, 5 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação