Notícia no detalhe
Recital de Piano e Jogo de Tabuleiro no Museu marcaram os 188 anos de Campos
Atividades movimentaram o Solar do Visconde de Araruama, na tarde desta terça-feira (28)
Por: Antônio Filho -
Foto: Antônio Filho - 28/03/2023 - 17:11:17
Para celebrar os 188 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, o Museu Histórico realizou, nesta terça-feira (28), diversas atividades. No período da tarde, o Solar do Visconde de Araruama recebeu o recital com o pianista Ivan Gloria Machado e o Jogo de Tabuleiro “Na Trilha da História”. Além disso, os visitantes puderam entender um pouco mais sobre a história do município, por meio da exposição “Povoado, Vila e Cidade”. A programação foi realizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
O recital do pianista clássico Ivan Gloria Machado começou com o Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino a Campos. Em outro momento da apresentação, Ivan tocou a “Polka Nilista”, composta por Firmina Pereira de Souza, em 1915, em homenagem a Nilo Peçanha, campista que chegou à presidência da República.
Entre os espectadores do recital estava Elias de Souza Lima, de 9 anos, aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tocos. Empolgado com o espetáculo, ele chamou a atenção do público, cantando a letra do Hino a Campos, que decorou na escola, em 2018. Aplaudido, Elias foi convidado a cantar o hino junto de Ivan Gloria, encantando o público.
“Ver uma criança que sabe o hino do seu município nos mostra a importância da difusão do mesmo, principalmente nas escolas. Como forma de reconhecimento do carinho de Elias por sua terra, o presenteamos com “Nilo Peçanha em quadrinhos”, livro editado em 2017, no sesquicentenário do nascimento do político campista, com ilustrações de Rubens Matos do Couto”, disse a coordenadora do Museu, Graziela Escocard.
JOGO DE TABULEIRO – Depois de conhecer as salas do Solar do Visconde de Araruama, os alunos das escolas São João Batista, do bairro IPS e Crescendo no Saber, de Goitacazes, participaram do Jogo de Tabuleiro “Na Trilha da História”, no Auditório Maria Helena Gomes. A dinâmica foi conduzida pela diretora executiva da Artes e Culturas da FCJOL, Sylvia Paes, historiadora que, na década de 1990, foi administradora do Museu. Em seguida, a criançada visitou a exposição “Povoado, Vila e Cidade”, no pátio do Solar.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/12/2025 19:09:30 Procon Campos autua em posto de combustíveis por fraude em bombas de abastecimento
- 18/12/2025 18:52:11 Natal Social para crianças atendidas pela Assistência nesta sexta
- 18/12/2025 18:06:37 Coral “Cantando a Vida” realiza ação de Natal no Hospital Ferreira Machado
- 18/12/2025 17:23:33 Defesa Civil registra 75mm de chuva na área de Morro do Coco
- 18/12/2025 16:58:41 Educação divulga resultado da transferência interna de alunos da rede municipal
1
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















