PAAQ: Comunidade de Cafuringa recebe atendimento médico e odontológico
Denominada "Ação Levando Saúde", houve ainda a oferta de vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C
Nesta quarta-feira (29), mais de 30 famílias, totalizando 90 pessoas, da comunidade de Cafuringa, no distrito de Travessão, receberam atendimento médico e odontológico dentro da "Ação Levando Saúde", coordenada pelo Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), da Secretaria Municipal de Saúde. Adultos e crianças puderam atualizar o cartão de vacinação contra a Covid-19 e com as vacinas de rotina.
Foram disponibilizados 40 atendimentos com clínico geral, 40 com pediatra e 15 exames preventivos. Houve também a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição da pressão arterial e glicemia. Já as crianças com até 12 anos receberam orientação e escovação supervisionada pela equipe do Departamento de Odontologia da secretaria de Saúde.
A coordenadora do PAAQ, Celeste Gomes, ressaltou a importância da ação, que aconteceu em uma igreja da comunidade. “Temos buscado melhorar a qualidade de vida dessas famílias e contado com o esforço e empenho dos médicos, dentistas e demais profissionais de saúde para atingir esse objetivo", explicou Celeste.
Campos foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a implantar um programa direcionado especificamente às famílias residentes em áreas de assentados agrários e remanescentes de quilombos. Criado em 2010, o PAAQ tem por objetivo a garantia do acesso dessa população aos serviços de saúde, seja na prevenção de doenças ou na promoção e recuperação da saúde.