A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus que causa gripe, teve início nesta segunda-feira (10) para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, puérperas (até 45 após o parto), e os idosos acima de 60 anos. A aplicação do imunizante acontece em 10 postos, sendo quatro exclusivos para idosos.
Neide Cordeiro, moradora da Lapa, faz questão de tomar a vacina da gripe todo ano. “Para mim vacina representa saúde. Depois que passei a tomar a vacina, nunca mais tive gripe. Se tem vacina, temos que tomar”, disse a vigilante que aproveitou para tomar a vacina bivalente e também se proteger contra a Covid-19.
Quem também corrobora com a impotência da vacina são os idosos José Francisco Barbosa Lemos e Uelsa Nogueira Bastos, vacinados respectivamente no Campo Shopping e no Automóvel Clube. “Todo mundo deveria tomar, pois a vacina faz bem para a saúde”.
A aplicação acontecerá de segunda a sexta-feira e a meta é imunizar 90% do público-alvo da vacinação contra Influenza que, de acordo com superintende de Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, o vírus tem assustado bastante os especialistas nos últimos dois anos por ter aparecido um pouco fora de sua sazonalidade.
“A Covid-19 empurrou o vírus da gripe para fora do período sazonal principalmente em 2021 e 2022, onde aparece fazendo um surto com muitos casos, óbitos e internações, no final do ano. O vírus da gripe causa febre, dor de cabeça, dor no corpo, muito parecido com a dengue, com a diferença que tem tosse, secreção que leva a dificuldade para respirar. Alguns grupos da melhor idade acima de 60 anos, crianças e gestantes podem precisar de internação por causa de síndrome respiratória aguda grave”, alerta Charbell.
O especialista disse ainda que nesse período tem muitas viroses circulando, como, por exemplo, adenovírus, rinovírus, vírus sincicial respiratório, vírus da dengue, entre outros, e por isso toda proteção é importante. “Se tem vírus preveníveis pelas vacinas, que são as doenças imunoprevenidas, usemos as vacinas. E, por tanto, quais são as vacinas que temos hoje disponíveis para essas viroses que têm afetado muito as crianças, adultos e idosos? vírus da gripe e da Covid, então usemos essas armas que estão aí para nos proteger”, completou Kury.
Para receber o imunizante é necessária a apresentação da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
POSTOS PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS
Automóvel Clube – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
POSTOS PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
Automóvel Clube – 9h às 16h
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
POSTOS PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS
Cidade da Criança – 8h às 17h
Clínica da Criança – 9h às 18h
Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h
UPH Saldanha Marinho – 11h às 20h